Infâncias diversas: o papel da brincadeira no desenvolvimento e inclusão na Educação Infantil

Autores

  • Maria Auristela Barbosa Alves de Miranda UnB

Palavras-chave:

Brincadeira, Diversidade, Educação Infantil, Inclusão

Resumo

O presente texto objetiva discutir a diversidade presente nas instituições coletivas não domésticas que ofertam Educação Infantil. Essa diversidade é característica da sociedade e, portanto, figura na escola das infâncias. Quando pensamos em diversidade, não nos restringimos a deficiências, síndromes ou ao espectro do autismo, mas também a aspectos étnico-raciais, religiosos, regionais, de gênero, de classe, de corpos não hegemônicos, de hábitos e costumes, enfim, de todos os aspectos que estão para além de uma padronização que só existe na imaginação. A pergunta a se fazer é se a percebemos ou a invisibilizamos. Identificamos a pluralidade de infâncias e crianças junto às quais exercemos atividades laborais ou ainda temos a expectativa de que todas sejam iguais? Inicio a discussão a partir do conceito de desenvolvimento infantil à luz da Teoria Histórico-Cultural, para a qual todas as crianças são capazes de aprender e de se desenvolver, embora sigam caminhos diversos, para abordar o papel da brincadeira no desenvolvimento infantil todas as crianças, independente de sua condição de desenvolvimento, por conseguinte, na visibilização da diversidade presente nas instituições de Educação Infantil.

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Publicado

2023-07-03