A Educação Física nos anos iniciais do Ensino Fundamental pelo olhar das crianças
Palavras-chave:
CRIANÇAS, EDUCAÇÃO FÍSICA, ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, EDUCAÇÃO PÚBLICA, PROGRAMA EDUCAÇÃO COM MOVIMENTO, MESTRADO PROFISSIONALResumo
Este artigo busca apresentar proposta pedagógica de Educação Física (EF) voltada para crianças dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e reflexões com base nas expressões das mesmas. Trata-se de um recorte da pesquisa intitulada “Educação Física nos Anos Iniciais, o que as crianças têm a nos dizer?”, vinculada ao Mestrado Profissional (PROEF/UnB). O PROEF tem por premissa que a investigação se articule ao desenvolvimento de proposta pedagógica e de produto educacional. As crianças participantes são de uma escola pública de Samambaia (DF), cursam o 5º ano do Ensino Fundamental, e a turma é composta por 18 estudantes. A escola conta com o “Programa Educação com Movimento” (PECM) da Secretaria de Estado de Educação (SEEDF) que prevê a inclusão de professores/as de EF na Educação Infantil e Anos Iniciais para desenvolver trabalho pedagógico interdisciplinar com professores/as pedagogos/as. Nos fundamentamos na Sociologia da Infância e na concepção pedagógica crítico-superadora da Educação Física. Com base em jogos e brincadeiras e instrumentos lúdicos de pesquisa, trabalhamos com as crianças os seguintes temas: “Escola e Educação Pública”; “O Programa Educação com Movimento” e “A Educação Física nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental”. Destacam-se nesse processo: a apropriação crítica das crianças acerca dos temas elencados; a importância de suas análises para a qualificação da Educação Física e da escola; o mestrado profissional e sua significância na formação continuada de professores/as; e, por fim, a relevância do Programa Educação com Movimento para garantia dos direitos das crianças e a emergência de sua consolidação como política educacional no DF.