"A tia não pode escolher, porque ela não é criança": a participação de crianças pequenas em pesquisa no contexto pandêmico

Autores

Palavras-chave:

Infâncias., Narrativas Infantis, Educação Estética, Covid 19

Resumo

Este artigo discute a participação de crianças pequenas em processos investigativos com/sobre elas em instituições educativas públicas no contexto pandêmico. A pesquisa foi realizada com quatro turmas de 2º período, compostas por crianças com faixa etária entre cinco e seis anos de idade, em quatro unidades escolares públicas de Educação Infantil localizadas em regiões periféricas do Distrito Federal durante o ano letivo de 2021. Foi delineada em uma abordagem etnográfica performativa por meio de práticas artístico-pedagógicas de mediação de leitura e contação de histórias em contexto virtual e presencial, com os seguintes instrumentos: observação participante, dinâmicas conversacionais, oficinas de histórias, oficinas de atividades lúdicas e registros escritos, pictóricos e audiovisuais da produção narrativa das crianças pequenas. Priorizou-se a construção de uma unidade teórico-metodológica com a indissociabilidade entre teoria e prática nos processos dialógicos da pesquisa, de modo que a participação das crianças pequenas fosse marcadamente presente nos fazeres desta pesquisa sobre infâncias, narrativas e cotidianos pandêmicos. A participação das crianças pequenas esteve presente em diferentes etapas do processo investigativo, como: na elaboração da metodologia participativa utilizada nas oficinas; nas propostas para a escolha de livros, jogos teatrais e elaboração de registros através de votação; na participação das narrativas colaborativas durante a  mediação de leitura; na produção dos registros fotográficos da pesquisa empírica; na produção do livro Crianças Narradoras com suas narrativas orais e registros pictóricos, e na escolha de serem nomeadas com seu próprio nome na pesquisa.

Biografia do Autor

Débora Cristina Sales da Cruz Vieira, SEEDF/UNB

Doutoranda em Artes Cênicas pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade de Brasília. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília (2015). Especialista em Educação Infantil pela Universidade de Brasília (2012). Graduada em Letras - Português/Espanhol pelo Centro Universitário de Brasília (1998). Professora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal desde 1997, atuando na docência, coordenação pedagógica e gestão. Tem experiência como pesquisadora na área de Educação Infantil, com ênfase em narrativas infantis, processos imaginativos e literatura infantil. Atuou como membro do Comitê Distrital pela Primeira Infância entre 2013 e 2018. Membro do Fórum de Educação Infantil do Distrito Federal desde 2012. Membro do Círculo Vigotskiano - Grupo de Estudos em Teoria Histórico-Cultural. Membro do Grupo de Pesquisa CNPq Imagens e(m) Cena.

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Publicado

2023-07-03