"A tia não pode escolher, porque ela não é criança": a participação de crianças pequenas em pesquisa no contexto pandêmico
Palavras-chave:
Infâncias., Narrativas Infantis, Educação Estética, Covid 19Resumo
Este artigo discute a participação de crianças pequenas em processos investigativos com/sobre elas em instituições educativas públicas no contexto pandêmico. A pesquisa foi realizada com quatro turmas de 2º período, compostas por crianças com faixa etária entre cinco e seis anos de idade, em quatro unidades escolares públicas de Educação Infantil localizadas em regiões periféricas do Distrito Federal durante o ano letivo de 2021. Foi delineada em uma abordagem etnográfica performativa por meio de práticas artístico-pedagógicas de mediação de leitura e contação de histórias em contexto virtual e presencial, com os seguintes instrumentos: observação participante, dinâmicas conversacionais, oficinas de histórias, oficinas de atividades lúdicas e registros escritos, pictóricos e audiovisuais da produção narrativa das crianças pequenas. Priorizou-se a construção de uma unidade teórico-metodológica com a indissociabilidade entre teoria e prática nos processos dialógicos da pesquisa, de modo que a participação das crianças pequenas fosse marcadamente presente nos fazeres desta pesquisa sobre infâncias, narrativas e cotidianos pandêmicos. A participação das crianças pequenas esteve presente em diferentes etapas do processo investigativo, como: na elaboração da metodologia participativa utilizada nas oficinas; nas propostas para a escolha de livros, jogos teatrais e elaboração de registros através de votação; na participação das narrativas colaborativas durante a mediação de leitura; na produção dos registros fotográficos da pesquisa empírica; na produção do livro Crianças Narradoras com suas narrativas orais e registros pictóricos, e na escolha de serem nomeadas com seu próprio nome na pesquisa.