Prática pedagógica das professoras da Educação Infantil no município de Paragominas/PA

Autores

  • Francisca Janice Silva Universidade do Estado do Pará
  • Tânia Regina Lobato dos Santos Universidade do Estado do Pará

Palavras-chave:

Educação Infantil, Professora de Educação Infantil, Prática Pedagógica

Resumo

O artigo tem como objetivorefletir sobre a prática pedagógica de professores da Educação Infantil, em relação as suas atitudes e compromisso acerca do trabalho realizado no âmbito do espaço educativo desta etapa escolar da Educação Básica, buscando compreender as percepções das professoras da rede pública municipal de Paragominas – PA, relacionando a teoria com a sua prática. É uma pesquisa de abordagem qualitativa, tendo como lócus quatro escolas de Educação Infantil. Para a realização dessa pesquisa foi feito levantamento bibliográfico, documental e pesquisa de campo (entrevistas), as quais contribuíram paraconhecer as percepções, atitudes e aspectos subjetivos dos participantes da pesquisa. Realizamos pesquisa bibliográfica a partir de autores que discutem a temática em referência e documental partindo da análise dos documentos da Secretaria Municipal de Educação e como procedimentos metodológicos foram realizadas entrevistas com as professoras da Educação Infantil, com o intuito de investigar a situação proposta. A análise do corpus evidencioua prática pedagógica como uma tarefa complexa, ao considerar os diversosfatores que perpassam essa atividade, quais sejam: organização do planejamento escolar, metodologia, avaliação dentre outros elementos que fazem parte do processo educacional. Os resultados evidenciaram que as professoras da Educação Infantil têm compreensão que a prática pedagógica precisa ser fundamentada em conhecimentos teórico-prático e pautada em brincadeiras e vivências das crianças, consubstanciada também por um “aparente” conhecimento acerca dos documentos de normatização acerca da Educação Infantil.

Downloads

Publicado

2023-07-03