Chamada para Submissões – Dossiê Temático Educação como Direito: perspectivas multidisciplinares e internacionais
A Revista Com Censo convida pesquisadores/as nacionais e internacionais a submeterem trabalhos inéditos para o dossiê temático Educação como Direito: Perspectivas Multidisciplinares e Internacionais, que visa fomentar reflexões críticas sobre a educação enquanto direito fundamental, a partir de abordagens teóricas e empíricas diversificadas.
Objetivo
Ampliar o debate acadêmico sobre o direito à educação, incorporando perspectivas interdisciplinares, como Direito, História, Economia, Ciência Política, Literatura e áreas afins, em diálogo com o campo educacional.
Escopo
Em sua primeira edição internacional, a RCC aceitará submissões em português, espanhol e inglês, incluindo:
- Artigos originais (pesquisas teóricas ou empíricas);
- Relatos de experiência;
- Resenhas críticas de livros.
Eixos temáticos
Os trabalhos devem abordar a educação como direito, com ênfase nos seguintes subtemas:
- Diversidade, sustentabilidade e relações étnico-raciais;
- Políticas e práticas de inclusão educacional;
- Formação docente (inicial e continuada);
- Gestão escolar e políticas educacionais;
- Financiamento da educação e equidade;
- Educação a distância e tecnologias digitais;
- Educação ao longo da vida;
- História da educação e direitos educacionais;
- Educação, colonialidade e neocolonização;
- Recursos didáticos alternativos e inovação pedagógica;
- Intersecções entre educação e literatura;
- Educação para a cidadania e direitos humanos.
Editor convidado:
Francisco José da Silva (Pós-doutorando na Universidade de Bielefeld/Alemanha e EAPE/SEEDF). Contato: manoonam2br@yahoo.com.br
Datas importantes
- Submissões: de 01/08/2025 a 30/10/2025
- Previsão de publicação: primeiro semestre de 2026 (março a junho).
Submissões e Diretrizes para autores/as
- Submissão: https://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/about/submissions
- Normas para autores/as: Consulte a aba “Saiba mais ” logo abaixo.
Dúvidas: rcc@se.df.gov.br
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