CHAMADA PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS - DOSSIÊ TEMÁTICO - O papel do periódico científico na educação básica: desafios e oportunidades da comunicação e letramento científicos

2024-03-27

A Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal (RCC) inicia o ano de 2024 celebrando seus 10 anos e prevê ações de promoção e reflexões sobre o papel do periódico científico na produção de conhecimento no campo da educação básica, bem como na popularização da ciência, considerando os desafios contemporâneos, sejam eles de caráter institucional, editorial ou tecnológico. O intuito é vislumbrar caminhos possíveis de aprimoramento e contribuição para a pesquisa científica na educação para a formação continuada no DF, tendo na RCC uma das vias para este intento. Neste sentido, ao longo desse ano, o tema será alvo de ações desde a produção de edições especiais, como o presente Dossiê Temático, até eventos, encontros, rodas de estudos, além da criação do Selo RCC 10 Anos, lançado em fevereiro, entre outras.

A RCC atua no que chamamos de ciclo virtuoso entre formação-pesquisa-publicação, um tripé cujo foco está em propiciar aos professores e pesquisadores instrumentos e estímulo à cultura da pesquisa como princípio educativo (Demo, 2011; 2015). Adiciona-se a isto a criação, em 2022, de outro periódico: a Revista Com Censo Jovem (RCCJ), voltada para a iniciação científica dos estudantes da educação básica. Inspirados em pesquisas bibliométricas recentes sobre longevidade de periódicos científicos, miramos projetar os próximos 10 anos da RCC cuidando de aspectos que nos são muito caros, relacionados à evolução técnica e pedagógica da Revista Com Censo para os próximos anos. 

Assim, a proposta deste Dossiê Temático volta-se para estimular os autores interessados a pensarem o presente e o futuro da divulgação científica na educação básica (Padrão, 2019) da rede pública de ensino, dentro da perspectiva do tripé formação-pesquisa-publicação em todas as etapas e modalidades educacionais. Ou seja, projetar os próximos anos tendo como ponto de partida a pesquisa como princípio formativo e de disseminação do conhecimento produzido por e para professores pesquisadores da rede. 

A fim de contribuir para o debate e as reflexões sobre o tema, a Revista Com Censo (RCC) convida docentes, pesquisadores e outros profissionais a submeterem trabalhos originais e que se relacionem especialmente às seguintes temáticas:  

  • Perspectivas diversas do tripé formação-pesquisa-publicação que tragam contribuições e visibilizem o que a rede pública produz de pesquisa;

  • Educação Científica na transição para o digital e as mudanças que professores e alunos estão enfrentando sobre o ensino das ciências e da matemática;

  • Formação continuada e engajamento dos profissionais da educação na produção do conhecimento científico e práticas pedagógicas;

  • Perspectivas que reflitam sobre o papel da pesquisa e da publicação na educação básica como vetores da inovação, da qualificação do trabalho pedagógico e, sobretudo, da produção de conteúdo relevante para a formação docente, potencializando a ação em sala de aula;

  • A pesquisa como princípio educativo e científico e propostas de educar pela pesquisa, tendo como cerne o questionamento reconstrutivo e a pesquisa como atitude cotidiana dos docentes e discentes da educação básica;

  • A escola como espaço de divulgação científica e popularização da ciência: propósitos, potencialidades e desafios;

  • Perspectivas epistêmicas decoloniais sobre o fazer pedagógico, na educação e divulgação científica, tendo por base os documentos orientadores da SEEDF;

  • Perspectivas técnico-pedagógicas de experiências de parceiros, editores e autores que já tenham colaborado com a RCC ou RCC Jovem, bem como jovens egressos da educação básica;

  • Pesquisas recentes nacionais e internacionais sobre mapeamentos da divulgação científica em e para educação;

  • Perfil de periódicos científicos sobre educação básica no Brasil e no mundo;

  • Oportunidades e desafios na comunicação científica: meios e modos de difusão das ciências com foco na mediação com o público leigo.

Prazos e informações:
• Período para submissões: até 10/05/2024
• Data estimada para publicação: agosto/2024
Diretrizes para autores e regras de submissão 
• Contato para dúvidas e esclarecimentos: rcc@se.df.gov.br

Atenção: se você tem interesse em publicar conosco sobre outro tema, lembramos que a Revista Com Censo publica trimestralmente o caderno regular pluritemático. Neste caso, os trabalhos são recebidos em fluxo contínuo ao longo de todo o ano.

Equipe Editorial e Grupo de Pesquisa Ẹ̀KỌ́/EAPE/SEEDF: Raquel Oliveira Moreira, Carolina Carrijo Arruda, Jaqueline Barbosa, Eliane Freitas, Bárbara Carolina Boaventura, Robson Santos Câmara Silva, Martha Lemos de Moraes.

Referências
DEMO, Pedro. Pesquisa: princípio científico e educativo. 14ª ed., São Paulo: Cortez, 2011.
DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa. 10ª ed., Campinas: Autores Associados, 2015.
PADRÃO, Maria Regina Araújo de Vasconcelos. A divulgação científica na fronteira entre espaço escolar e campo científico: o papel do professor da escola básica. Dissertação de Mestrado, Brasília, 2019.