Dossiê Temático: "Capacitismo – um espaço de observação do sujeito e do social"

2025-04-30

Convidamos pesquisadores (as), educadores (as) e profissionais da área a submeterem trabalhos para o dossiê que propõe refletir sobre o capacitismo como construção social e suas implicações na educação inclusiva.

O objetivo é ampliar o debate sobre o corpo, a deficiência e as práticas pedagógicas que desafiem a normatividade e promovam uma educação verdadeiramente inclusiva e não capacitista.

Serão acolhidos trabalhos que:
  • Problematizem o corpo da pessoa com deficiência em sua diversidade;
  • Discutam a ética do cuidado com corpos não normativos;
  • Relatem práticas educativas inclusivas e transformadoras;
  • Analisem o capacitismo nas relações familiares, sociais e escolares;
  • Debatam o capacitismo no esporte, na arte, no lazer e na cultura;
  • Promovam interseccionalidade entre capacitismo, raça, gênero e classe;
  • Investiguem a deficiência em contextos rurais, urbanos ou virtuais;
  • Explorem como o capacitismo é abordado nas diferentes etapas e modalidades da educação.

Participe deste espaço de reflexão e transformação social por meio da educação!

Link para submissão de trabalhos:

https://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/about/submissions

Acesse as normas de publicação da RCC:

https://www.eape.se.df.gov.br/wp-content/uploads/2024/03/Normas-de-publicacao_13_03_2024.pdf

Dúvidas? Entre em contato pelo e-mail:

rcc@se.df.gov.br

Cronograma

  • Período para submissão: de 30/04/2025 a 30/05/2025
  • Data estimada de publicação Fechamento e publicação: 29/08/25