CHAMADA PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS - DOSSIÊ TEMÁTICO: PROJETO DE VIDA – EDUCAR NO SÉC. XXI

2023-03-29

No cotidiano escolar nos deparamos com jovens que se encontram desmotivados, sem perspectivas e, não raro, em sofrimento emocional. Na obra “O que o jovem quer da vida?”, William Damon (2009) aborda seus estudos em busca de explicação para a aparente apatia dos jovens da atualidade perante a vida. Esse autor acredita que a falta de engajamento dos jovens em algo que realmente preencha de sentido suas vidas pode levá-los a comportamentos de apatia, desinteresse e a sintomas psicológicos. Esse autor defende que ter um “projeto vital”, que tenha significado para o sujeito e para aqueles que estão em seu entorno, pode fazer com que o jovem atribua sentido a sua vida, sentindo-se plenamente realizado ao se envolver em atividades relacionadas ao seu “projeto vital”.

As competências gerais da BNCC evidenciam a importância de se trabalhar o Projeto de Vida com os estudantes da Educação Básica, especialmente as competências 6 e 8. A competência 6 visa que os jovens desenvolvam a capacidade de fazer escolhas assertivas, responsáveis e cidadãs quanto ao mundo do trabalho. Já a competência 8 objetiva que eles possam compreender a importância de se conhecer, cuidar de sua saúde física e emocional, reconhecer suas emoções e as dos outros, e ser capaz de lidar com essas emoções nas diversas situações de suas vidas.

Atualmente, o Projeto de Vida constitui uma unidade curricular obrigatória no Novo Ensino Médio (NEM), tendo implementação gradual em todas as etapas do NEM, até 2024. Professores têm necessitado de cursos de formação e redes de apoio para ministrar esse conteúdo, que não fez parte da formação inicial da maioria deles.

A fim de contribuir para o debate e reflexões sobre a temática, bem como o aperfeiçoamento das práticas com o Projeto de Vida em âmbito escolar, a Revista Com Censo (RCC) convida docentes, pesquisadores e outros profissionais que lidam com o Projeto de Vida a submeterem trabalhos originais que se relacionem especialmente às seguintes temáticas:  

  • Histórico da implementação do Projeto de Vida nas escolas;
  • Legislação que apoia a implementação do Projeto de Vida nas escolas;
  • Potencialidades e fragilidades do trabalho com Projeto de Vida nas escolas;
  • Efeitos da construção de um Projeto de Vida na realidade dos jovens do Século XXI;
  • Temas para abordagem no Projeto de Vida desenvolvido nas escolas;
  • Projeto de Vida na Educação profissional;
  • Conexões de práticas do Projeto de Vida no mundo do trabalho e demandas das organizações;
  • Formação e trabalho de pesquisa dos professores para a implementação da Unidade do Projeto de Vida nas escolas; Práticas exitosas com Projeto de Vida nas escolas;
  • Experiências Exitosas com o Projeto Na Moral para o fortalecimento da cultura de integridade, ética, cidadania e confiança às comunidades escolares.

 

Prazos e informações: