PRORROGADA A CHAMADA PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS - RCC#35 - NOV. 2023

2023-06-05

DOSSIÊ TEMÁTICO: REPENSANDO AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDICs) NAS PRÁTICAS EDUCACIONAIS

 

Tanto o ambiente escolar como o mundo do trabalho são constantemente pautados pela inovação tecnológica, o uso das tecnologias digitais e, mais recentemente, pelo fortalecimento da Educação à distância. Em função disto, a Revista Com Censo (RCC) vê como pertinente a dedicação de um dossiê temático que reúna trabalhos e promova discussões atuais sobre as repercussões da tecnologia na área da educação. 

As tecnologias têm causado impacto significativo tanto na forma como ensinamos, como na maneira que aprendemos e percebemos a educação. Vendo a necessidade de a escola e seus processos educacionais se tornarem o espaço principal para que os estudantes se prepararem para a vida e, consequentemente, para o mundo do trabalho, usamos como referência o artigo “Educação: um tesouro a descobrir” (UNESCO, 2010, p. 31) que enfatiza a importância da educação ao longo da vida, com destaque para quatro pilares essenciais: i) aprender a conhecer; ii) aprender a fazer; iii) aprender a conviver, e; iv) aprender a ser.  

A Base Nacional Comum Curricular – BNCC (BRASIL, 2018) reforça, em sua “Competência Geral 5” a importância de “[...] compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações [...]”, o que fundamenta e justifica esta chamada para captação de submissões de trabalhos. 

Nesta era digital, o debate intensificou-se e, para que ele seja ainda mais frutífero, a RCC convida docentes, pesquisadores e profissionais da educação que trabalham com inovação, tecnologias e EaD a submeterem trabalhos originais que se relacionem especialmente às seguintes temáticas: 

 

  • Leitura nas TDICs; 
  • Literatura no Mundo Digital; 
  • O Novo Ensino Médio, os itinerários e as Tecnologias; 
  • A Formação Inicial e a Formação Continuada dos Profissionais da Educação no pós 4ª Revolução; 
  • Sugestões para compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de educação; 
  • Experiências exitosas de itinerários formativos voltados ao mundo do trabalho; 
  • Cursos de formação continuada para profissionais da educação. 

 

Prazos e informações:  

Data limite para submissões: até 02/08/2023, prorrogada para 27/08/2023

Data estimada de publicação: Nov./2023 

 

Diretrizes para autores e regras de submissão 

 

Contato para dúvidas e esclarecimentos: rcc@se.df.gov.br 

 

Referências 

 

BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília-DF: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 31 maio 2023. 

UNESCO. Educação: um tesouro a descobrir - Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI. Paris: UNESCO, (1996) 2010. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000109590_por. Acesso em: 31 maio 2023.