NORMAS DE PUBLICAÇÃO
1. Proposta e Escopo Editorial
A Revista Com Censo Jovem: Iniciação Científica de Estudantes da Educação Básica (RCCJ) é uma publicação científica de periodicidade anual, de acesso livre, e que adota o processo de avaliação por pares (duplo-cego). A editoração da RCCJ é uma iniciativa da Revista Com Censo (RCC), vinculada à Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação (EAPE) da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF), no âmbito do fomento ao letramento científico. A RCCJ tem como objetivo promover a divulgação de trabalhos de iniciação científica produzidos pelos estudantes da educação básica, com ênfase em mecanismos de promoção do protagonismo estudantil e no fortalecimento de iniciativas de pesquisa no âmbito da educação pública. O periódico realiza a publicação de trabalhos de iniciação científica que explorem temáticas relacionadas a quaisquer áreas do conhecimento, priorizando conteúdos vinculados ao currículo da educação básica. Os trabalhos submetidos para a RCCJ devem ser originais e escritos em língua portuguesa.
2. Objetivos
• Estimular práticas de letramento científico na educação básica.
• Fomentar a produção de pesquisas de iniciação científica e a divulgação de trabalhos produzidos por estudantes da educação básica, sobretudo no contexto do Distrito Federal.
• Incentivar o protagonismo estudantil na apropriação e produção de conhecimento científico.
A revista está hospedada no portal de periódicos da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, no endereço https://periodicos.se.df.gov.br/rccj, e apresenta-se em formato on-line. O processo de submissão, avaliação, edição e publicação é feito por meio do Sistema Open Journal Systems - OJS.
Os trabalhos devem ser inéditos e escritos em língua portuguesa, e poderão ser dos seguintes gêneros:
Artigo: Produção textual original, de caráter expositivo-argumentativo, que apresente, sintetize, analise e/ou discuta conceitos, métodos, abordagens, técnicas, processos e/ou resultados empíricos de pesquisas na área de educação e relacionados às áreas temáticas de interesse da revista.
Tamanho: de 2 mil a 4 mil palavras, contabilizadas a partir da introdução até as considerações finais.
Estrutura: Título (PT/EN), Resumo com palavras-chave (PT/EN), Introdução (tema/objetivo), Metodologia, Resultados, Discussão, Considerações finais, Referências (ABNT).
Relato de Experiência: Produção textual original, de caráter descritivo-narrativo e/ou expositivo-argumentativo, que discorra sobre estudos de caso ou exponha um determinado projeto, ação educativa ou pesquisa realizada e/ou vivenciada pelos (as) autores (as), e que tenha alguma relação com assuntos pertinentes às áreas temáticas de interesse da Revista.
Tamanho: de 1 mil a 2 mil palavras, contabilizadas a partir da introdução até as considerações finais.
Estrutura: Título, Resumo com palavras-chave, Introdução (tema/objetivo), Metodologia, Resultados, Considerações finais, Referências (ABNT).
Iniciação Científica na Educação Infantil: Produção textual original, de caráter descritivo-narrativo e/ou expositivo-argumentativo, que discorra sobre estudos de caso ou exponha um determinado projeto, ação educativa ou pesquisa realizada e/ou vivenciada pelos (as) autores (as), e que tenha alguma relação com assuntos pertinentes às áreas temáticas de interesse da Revista.
Tamanho: de 1 mil a 2 mil palavras, contabilizadas a partir da introdução até as considerações finais.
Estrutura: Título, Resumo com palavras-chave, Introdução (tema/objetivo), Metodologia, Resultados, Considerações finais, Referências (ABNT).
Seções recomendadas para Artigos, Relatos de Experiência e trabalhos de Iniciação Científica na Educação Infantil:
• Resumo: um único parágrafo sucinto e sem recuo, de 100 a 250 palavras, contendo breve contextualização e justificativa, o objetivo do trabalho, a metodologia, os principais resultados e conclusões. Não deve conter citações, nem divisão das seções. Incluir de 3 a 6 palavras-chave, separadas por ponto. É recomendado também a versão em inglês (resumo e palavras-chave), bem como do título.
• Introdução: apresentar o tema a ser tratado, contextualizando-o com obras de referência no assunto. Apresentar relevância, justificativa, contribuições. Apresentar o objetivo no parágrafo final, o que se pretende alcançar com a pesquisa/projeto. Os objetivos devem ser sintéticos e escritos com verbos no infinitivo (elucidar, diagnosticar, encontrar, sugerir, definir, apontar, detalhar, observar, analisar, etc.).
• Metodologia: como o trabalho foi executado, passo a passo; caracterizar a amostra, variáveis, estratégias, técnicas, instrumentos utilizados, etapas. Apresentar método de coleta de informação e de análise.
• Resultado: exposição dos dados coletados na pesquisa de forma concisa e objetiva.
• Discussão: articular os achados da pesquisa com outros trabalhos científicos. Estabelecer diálogo entre os achados mais importantes e produção cientifica já existente. Devem haver citações. Pode ser inserido junto da seção Resultados.
• Considerações finais: parte final do artigo na qual se apresentam as considerações correspondentes aos objetivos, se foram alcançados; além de comentar sobre potencialidades e limitações. Não devem haver citações.
• Referências: ABNT. Para fins de padronização das submissões, a RCCJ encoraja autores a utilizarem as recomendações contidas no MANUAL DE PADRONIZAÇÃO DE TEXTOS elaborado pela Revista Com Censo, considerando o mínimo/máximo de palavras para o tipo de texto escolhido de acordo com as normas da RCC JOVEM.
Recomenda-se que os trabalhos enviados sejam formatados:
✓ em documento Microsoft Word (.doc/.docx), OpenOffice (.odt) ou Rich Text (.rtf);
✓ em página formato A4 e orientação retrato;
✓ com margem esquerda e direita com 3 cm, superior e inferior com 2,5 cm;
✓ com fonte Times New Roman, corpo 12, espaçamento simples;
✓ com emprego de itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL);
✓ com título e, opcionalmente, subtítulo, em português e em inglês;
✓ antecedidos de um resumo contendo entre 100 e 250 palavras em português e em inglês;
✓ contendo de três a seis palavras-chave, evitando abreviaturas em português e em inglês;
✓ com figuras, tabelas e gráficos que, quando utilizados, apareçam ao longo do texto e não apenas ao final do documento, devendo ser numerados sequencialmente e legendados acima dos mesmos, com citação obrigatória das fontes; além disso, as imagens, tableas e gráficos deverão ser encaminhadas também em arquivos à parte (extensões: .jpeg, .xls, .xlsx) juntamente do texto completo, preferencialmente em alta resolução (300 dpi). No caso de múltiplos arquivos, é possível compactá-los (.zip ou .rar.) a fim de fazer apenas um único upload, considerando o limite de 29,9 MB por upload;
✓ com citações diretas e indiretas indicadas no corpo do texto através do sistema de chamada autor-data (SOBRENOME, data, página). As referências ao final do trabalho deverão conter os seguintes elementos essenciais: autores(as), título, edição, local, editora e data de publicação (modelo: SOBRENOME, Nome. Título: subtítulo. Local: Editora, data). Para demais tipos de referências, consultar ABNT NBR 6023;
Os trabalhos serão recebidos em fluxo contínuo durante o ano. Haverá o limite de dois trabalhos por autor(a) por ano civil para composição das edições da Revista. Não se justifica a inclusão de nome de autores(as) cuja contribuição seja inexpressiva, de modo que a indicação de autoria é limitada a seis por trabalho, entre professores/as e estudantes.
Será explicitado nas edições da Revista que o conteúdo e a exatidão das referências, a originalidade e outros aspectos relacionados à legalidade das informações publicadas são de responsabilidade dos(as) autores(as), não representando necessariamente a posição oficial da Revista ou da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal.
Não serão aceitos trabalhos e contribuições que não atendam às configurações propostas pela Revista.
Caso seja necessário auxílio no processo de submissão, consulte o Tutorial para submissão na Plataforma OJS e se dúvidas permanecerem, entre em contato por e-mail.
4. Método de Avaliação
A avaliação dos trabalhos submetidos será feita mediante o sistema duplo-cego por pares, ou seja, caso o manuscrito se enquadre no escopo da revista, serão designados dois pareceristas, inclusive externos à Secretaria de Estado de Educação, para avaliar e recomendar sua aceitação ou sua rejeição, de modo que os(as) autores(as) e os(as) pareceristas não sejam identificados uns aos outros durante o processo de avaliação.
A avaliação de todos os trabalhos será baseada nos seguintes critérios:
- Relevância do trabalho na área específica de conhecimento;
- Argumentação consistente, estrutura lógica e foco do texto;
- Qualidade na construção do texto e na abordagem do tema;
- Apresentação de resumo e palavras-chave condizentes com o texto;
- Utilização adequada e relevância das referências bibliográficas em relação ao tema proposto.
O parecer de avaliação dos trabalhos submetidos deverá gerar uma recomendação dentre as três possibilidades a seguir:
Aceitação: acolhimento do trabalho para posterior seleção e publicação;
Sugestão de correções obrigatórias: aceitação do trabalho mediante ajustes imprescindíveis de forma ou de conteúdo por parte dos(as) autores(as);
Rejeição ou sugestão para se submeter a outra revista: devolução do trabalho devido às seguintes inadequações:
- Não centrar sua problemática, nem de forma indireta, entre as áreas temáticas de interesse da Revista;
- Possuir excessivos erros de redação, bem como de estruturação do texto, a ponto de dificultar a compreensão das partes ou mesmo do todo;
- Configurar-se como simples recorte de uma monografia, dissertação ou tese, sem a devida adaptação;
- Ser predominantemente descritivo e não apresentar uma análise apropriada acerca da temática abordada;
- Não apresentar bibliografia atualizada sobre o tema;
- Não apresentar uma análise suficientemente aprofundada da temática a que se propõe discutir;
- Não apresentar o formato de artigo científico usualmente praticado nos periódicos de Educação;
- Não estar em conformidade com as normas de publicação da Revista Com Censo Jovem que regem a submissão de trabalhos.
- Trabalhos com correções obrigatórias recomendadas e que não tiverem retorno do autor por mais de seis meses poderão ser rejeitados, ou sugeridos para submissão em outra revista, conforme critério do editor responsável pelo manuscrito.
A composição das edições só poderá ser realizada com trabalhos na condição de aprovados, e após a execução de eventuais correções necessárias recomendadas por pareceristas ou revisores.
A seleção de trabalhos aprovados para compor uma edição é uma atribuição do Editor-Chefe, assim como a definição do índice de cada edição.
5. Gratuidade da Submissão e Processamento de Manuscritos
Não serão cobradas quaisquer taxas referentes aos processos de submissão e processamento dos manuscritos enviados para a Revista Com Censo Jovem.
6. Política de Acesso Aberto
Todo o conteúdo do periódico está disponibilizado para livre acesso sem fins comerciais.
Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
7. Direitos Autorais
Autores(as) que desejam publicar nesta revista devem concordar com os seguintes termos:
Autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à Revista Com Censo Jovem o direito de primeira publicação.
Os manuscritos publicados neste periódico são licenciados em conformidade com a Licença Creative Commons Atribuição Não-Comercial (CC BY-NC). Esta licença permite o compartilhamento do trabalho com o devido reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
O conteúdo dos trabalhos é original e não foi publicado nem está em processo de revisão/avaliação em nenhum outro periódico.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição complementar da versão do trabalho originalmente publicada neste periódico (ex: como capítulo de livro), desde que seja expressamente reconhecida a autoria e publicação inicial nesta revista;
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode aumentar o impacto e o número de citações do trabalho publicado;
Autores não terão direito a nenhuma remuneração a título de direito autoral com a publicação na Revista Com Censo Jovem.