Revista Com Censo Jovem: Iniciação Científica de Estudantes da Educação Básica http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/rccj <p>A <em>Revista Com Censo Jovem: Iniciação Científica de Estudantes da Educação Básica</em> (ISSN 2764-8419) é uma publicação científica de acesso livre que adota o processo de avaliação por pares (duplo-cego). A editoração da RCCJ é uma iniciativa da Revista Com Censo (RCC), vinculada à Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação (EAPE) da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF), no âmbito do fomento ao letramento científico. A RCCJ tem como objetivo promover a divulgação de trabalhos de iniciação científica produzidos pelos estudantes da educação básica, com ênfase em mecanismos de promoção do protagonismo estudantil e no fortalecimento de iniciativas de pesquisa no âmbito da educação pública. O periódico realiza a publicação de trabalhos de iniciação científica que explorem temáticas relacionadas a quaisquer áreas do conhecimento, priorizando conteúdos vinculados ao currículo da educação básica. Os trabalhos submetidos para a RCCJ devem ser originais e escritos em língua portuguesa.</p> pt-BR rccjovem@se.df.gov.br (Editoria Executiva da Revista Com Censo Jovem) ditic@se.df.gov.br (Diretoria de Operações em Tecnologia da Info. e Comunicação) Fri, 30 Jun 2023 00:00:00 -0300 OJS 3.2.1.4 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 As cores da natureza http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/rccj/article/view/1647 <p class="western" align="justify"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">Pretende-se com esse relato de experiência dialogar sobre uma vivência com as cores que podem ser extraídas de elementos da natureza. O objetivo é levar as crianças à descoberta dos processos envolvidos na extração das cores de elementos da natureza, bem como da produção de tintas naturais, além de estimular a criatividade e expressão artística por meio do desenho e da pintura com as cores produzidas. Para tal, foram realizadas rodas de conversas, nas quais foram discutidos assuntos relacionados ao tema; foram realizadas caminhadas pelos arredores da instituição para observar as cores na natureza; coleta de elementos da natureza durante a caminhada; produção de tintas com os elementos naturais coletados; pinturas e desenhos com as tintas produzidas. Cada etapa foi seguida por roda de conversa para discussão e consolidação das descobertas realizadas. A revisão bibliográfica apontou para alguns documentos legais que norteiam a educação infantil e que discutem a importância de projetos de investigação na educação infantil, bem como a importância da professora mediadora dos processos de aprendizagem. Como procedimento metodológico foram utilizados a observação, rodas de conversa e registros fotográficos. Os resultados apontaram para um maior engajamento das crianças ao vivenciar um processo com início, meio e fim. Apontaram ainda para aprendizagens mais significativas ao colocar a criança como protagonista e colaboradora na construção do conhecimento.</span></span></p> <p class="western" align="justify"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><strong>Abstract</strong></span></span><span style="color: #202124;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><span lang="en"><strong>: </strong></span></span></span></span><span style="color: #202124;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><span lang="en">This experience describes an experience with colors that can be extracted from elements of nature. The objective is to lead children to the discovery of the processes involved in the extraction of colors from elements of nature, as well as the production of natural paints, and also, to stimulate creativity and artistic expression through drawing and painting with the colors produced. To this end, conversation circles were held, in which subjects related to the theme were discussed; walks were carried out around the institution to observe the colors in nature; collection of elements from nature during the walk; production of paints with collected natural elements; paints and drawings with the inks produced. Each step was followed by a conversation circle to discuss and consolidate the findings. The bibliographic review pointed to some legal documents that guide early childhood education and that discuss the importance of research projects in early childhood education, as well as the importance of the teacher as a mediator of the learning processes. As a methodological procedure, observation, conversation circles and photographic records were used. The results pointed to a greater engagement of children when experiencing a process with a beginning, middle and end. They also pointed to more significant learning by placing the child as a protagonist and collaborator in the construction of knowledge.</span></span></span></span></p> <p align="justify"><span style="font-family: Courier New, serif;"><span style="font-size: small;"><span style="color: #202124;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><span lang="en"><strong>Keywords</strong></span></span></span></span><span style="color: #202124;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><span lang="en">: Art. Colors. Experiences. Discoveries. Child education.</span></span></span></span></span></span></p> Milena Oliveira, Estudantes do 2º período A do Jardim de Infância 106 Norte Copyright (c) 2023 Revista Com Censo Jovem: Iniciação Científica de Estudantes da Educação Básica http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/rccj/article/view/1647 Fri, 30 Jun 2023 00:00:00 -0300 A descoberta de corantes alternativos na educação infantil http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/rccj/article/view/1635 <p class="western" align="justify"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">Este projeto foi realizado com uma turma de pré-escola da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal e teve como objetivo descobrir onde e como obter corantes/pigmentos alternativos em vegetais. Para tanto, foram desenvolvidas ações baseadas nos critérios e nas condições da aprendizagem significativa, com enfoque nos processos cognitivos científico e histórico de construção do conhecimento. Esses processos foram trabalhados em todas as atividades realizadas, por meio dos procedimentos específicos de cada um e complementares entre si. Todas as crianças da turma participaram das atividades, e os resultados alcançados, por meio do aprender a conhecer e aprender a fazer, demonstraram ser satisfatórios, reconhecendo-se, ao final, a condição das crianças para identificar e reproduzir as experiências vivenciadas.</span></span></p> <p class="western" align="justify"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><span lang="en-US"><strong>ABSTRACT</strong></span></span></span><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><span lang="en-US">: </span></span></span><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><span lang="en">This project was carried out with a preschool class from the State Department of Education of the Federal District and aimed to find out where and how to obtain alternative dyes/pigments in vegetables. </span></span></span><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><span lang="en-US">To this end, actions were developed based on the criteria and conditions of meaningful learning, with a focus on the cognitive, scientific and historical processes of knowledge construction. These processes were worked on in all activities carried out, through specific procedures for each one and complementary to each other. All the children in the class participated in the activities, and the results achieved, through learning to know and learning to do, proved to be satisfactory, recognizing, in the end, the condition of children to identify and reproduce the experiences they had. </span></span></span></p> <p class="western" align="justify"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><span lang="en-US"><strong>Keywords</strong></span></span></span><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><span lang="en-US">: Meaningful learning. Construction of knowledge. </span></span></span><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">Cognitive processes.</span></span></p> Maria Adma Medeiros de Araujo Copyright (c) 2023 Revista Com Censo Jovem: Iniciação Científica de Estudantes da Educação Básica http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/rccj/article/view/1635 Fri, 30 Jun 2023 00:00:00 -0300 Protagonismo infantil incentivado por relatos de iniciação científica em uma creche do Distrito Federal http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/rccj/article/view/1603 <p>A ciência apresenta avanços significativos na cura de doenças, adquire conhecimentos sobre as capacidades cognitivas do cérebro humano, sangues feitos em laboratório, transplantes de órgãos vitais à vida e tratamentos contra câncer. Apesar dos avanços da ciência em relação à saúde, o tabagismo e a dependência da nicotina ainda surpreendem. Sendo movidas pela curiosidade e vontade de explorar, crianças de 4 anos foram envolvidas num projeto de combate ao tabagismo e de orientações às sequelas pulmonares após contrair COVID-19. Com essa experiência, pequenos cientistas conseguiram descobrir e pôr em prática no seu convívio familiar o conhecimento frente ao aprendizado. Um dos objetivos deste projeto foi o estímulo e o exercício da investigação, além de desenvolver hábitos saudáveis desde os primórdios da educação infantil, proporcionando conhecimento por meio dos encantos da ludicidade. Concluímos que a iniciação científica é uma oportunidade ímpar de expandir conhecimento, oportunizando o raciocínio lógico, as observações, questionamentos e compreensão de forma lúdica, aplicável na comunidade que vivemos.</p> <p><strong>Abstract</strong>: Science presents significant advances in curing diseases, acquiring knowledge about the cognitive capabilities of the human brain, blood made in the laboratory, transplants of organs vital to life and treatments against cancer. Despite advances in science in relation to health, smoking and nicotine dependence are still surprising. Driven by curiosity and a desire to explore, 4-year-old children were involved in a project to combat smoking and provide guidance on pulmonary sequelae after COVID-19. With this experience, young scientists were able to discover and practice knowledge in relation to learning in their family life. One of the objectives of this project was to stimulate and exercise research, in addition to developing healthy habits from the beginning of early childhood education, providing knowledge through the charms of playfulness. We conclude that scientific initiation is a unique opportunity to expand knowledge, providing logical reasoning, observations, questions and understanding in a playful way, applicable in the community we live in.</p> <p><strong>Keywords</strong>: Experimentation. Child protagonism. Scientific culture.</p> Rossana Martins Da Silva Copyright (c) 2023 Revista Com Censo Jovem: Iniciação Científica de Estudantes da Educação Básica http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/rccj/article/view/1603 Fri, 30 Jun 2023 00:00:00 -0300 Apresentação http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/rccj/article/view/1735 Maria das Graças de Paula Machado Copyright (c) 2023 Revista Com Censo Jovem: Iniciação Científica de Estudantes da Educação Básica http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/rccj/article/view/1735 Fri, 30 Jun 2023 00:00:00 -0300 Analisando o tempo de alimentação de minhocas http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/rccj/article/view/1595 <p align="justify"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><span lang="pt-BR">Este trabalho é um relato de experiência e tem como objetivo expor os processos utilizados e os resultados encontrados durante a investigação da quantificação do tempo de decomposição da matéria orgânica pelas minhocas californianas do projeto do minhocário do Centro de Ensino Médio 04 de Sobradinho, unidade escolar da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Essa atividade foi realizada por estudantes da Educação de Jovens e Adultos Interventiva do 2º segmento dessa escola durante as aulas de Matemática. Foi utilizado o método hipotético-dedutivo de Popper descrito por Marconi e Lakatos (2003) a partir das observações e anotações em um diário de bordo. Após onze dias de observação, percebemos que as minhocas haviam comido toda a matéria orgânica, porém, ao se buscar a validação repetindo o teste, uma interferência externa modificou as observações, impossibilitando a </span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><span lang="pt-BR">repetição</span></span></span></span><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><span lang="pt-BR"> do experimento. </span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><span lang="pt-BR">Adicionalmente</span></span></span></span><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><span lang="pt-BR">, percebemos uma mudança na temperatura do húmus, mas não </span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><span lang="pt-BR">investigamos</span></span></span></span><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><span lang="pt-BR"> o motivo. </span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><span lang="pt-BR">S</span></span></span></span><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><span lang="pt-BR">ugerimos, em trabalhos futuros, a investigação de fatores relacionados a essa mudança de temperatura no húmus da composteira, além da replicação do intervalo de tempo encontrado para as minhocas decomporem a matéria orgânica.<br /><br /></span></span></span></p> <p align="justify"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><span lang="en-US"><strong>Abstract</strong></span></span></span></p> <p align="justify"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><span lang="en-US">This work is an experience report and aims to present the processes used and the results obtained during the investigation of the quantification of the decomposition time of organic matter by Californian earthworms from the vermicomposting project at the Centro de Ensino Médio 04 de Sobradinho, a school unit of the State Department of Education of the Federal District. This activity was carried out by students of the Interventive Youth and Adult Education of the 2nd segment of this school during Mathematics classes. The hypothetical-deductive method by Popper described by Marconi and Lakatos (2003) was used based on observations and notes in a logbook. After eleven days of observation, we noticed that the earthworms had consumed all the organic matter. However, when attempting to validate the data by repeating the test, an external interference altered the observations, preventing the repetition of the experiment. Furthermore, we noticed a change in the temperature of the humus, but we did not </span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><span lang="en-US">investigate</span></span></span></span><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><span lang="en-US"> the reason. In further studies, we suggest the investigation of factors related to the variation of humus temperature and also the replication of the time interval found is this study to the earthworms decompose organic matter.</span></span></span></p> <p align="justify"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><span lang="en-US"><strong>Keywords</strong></span></span></span><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><span lang="en-US">: Mathematics. Decomposition. Organic matter. Experiment. Interventive Youth and Adult Education. Education.</span></span></span></p> <p align="justify"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><span lang="pt-BR"> </span></span></span></p> Bruno Clavier Ferreira Dos Santos , Ketlen Vitoria Silva Santiago, Yure Lemes, Francimar Gomes de Oliveira Júnior Copyright (c) 2023 Revista Com Censo Jovem: Iniciação Científica de Estudantes da Educação Básica http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/rccj/article/view/1595 Fri, 30 Jun 2023 00:00:00 -0300 Localizador de veias http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/rccj/article/view/1631 <p class="western" lang="pt-PT" align="justify"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><span lang="pt-BR">A punção venosa periférica (PVP) é um dos procedimentos de maior dificuldade enfrentado no dia a dia dos estudantes e profissionais de enfermagem. Apesar de escassa, a literatura tem recomendado a incorporação dos transiluminadores para a localização de veias. O presente estudo teve como objetivo desenvolver e avaliar uma tecnologia sobre o uso de transiluminadores disponíveis no Brasil e em seguida a criação desse equipamento em uma impressora 3D. Existem poucos transiluminadores registrados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária disponíveis para comercialização e, no geral, tem um elevado custo. A elaboração de um transiluminador de baixo custo foi desenvolvida no Centro de Educação Profissional e Tecnológica do Guará, pelos alunos do curso de Computação Gráfica, com intuito de tornar mais acessível a comercialização desse tipo de equipamento. A eficácia do equipamento foi avaliada nas práticas clínicas de punção venosa por alunos do curso do Curso Técnico de Enfermagem.</span></span></span></p> <p class="western" lang="pt-PT" align="justify"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><span lang="pt-BR"><strong>Palavras-chave: </strong></span></span></span><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><span lang="pt-BR">Transiluminador. Punção venosa periférica. </span></span></span><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><span lang="en-US">Impressão 3D.</span></span></span></p> <p class="western"> </p> <p class="western" lang="pt-PT"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><span lang="en-US"><strong>Abstract</strong></span></span></span></p> <p class="western" lang="pt-PT" align="justify"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><span lang="en-US">Peripheral venipuncture (PVP) is one of the most difficult procedures faced in the daily lives of students and nursing professionals. Despite being scarce, the literature has recommended the incorporation of transilluminators for the veins finder. The present study aimed to develop and evaluate a technology on the use of transilluminators available in Brazil and then the creation of this equipment in a 3D printer. There are few transilluminators registered by the National Health Surveillance Agency available for sale and, in general, they are expensive. The development of a low-cost transilluminator was developed at the </span></span></span><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><span lang="en-US"><em>Centro de Educação Profissional e Tecnológica do Guará</em></span></span></span><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><span lang="en-US">, by students of the Computer Graphics course, with the aim of making the commercialization of this type of equipment more accessible. The effectiveness of the equipment was evaluated in the clinical practices of venipuncture by students of the Nursing Technical Course.</span></span></span></p> <p class="western" lang="pt-PT" align="justify"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><span lang="en-US"><strong>Keywords</strong></span></span></span><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><span lang="en-US">: Transilluminator. Peripheral venipuncture. 3D printing.</span></span></span></p> Thais Borges de Araujo, Natan de Souza Rodrigues, Érika de Melo Salgado, João Pedro Barros da Silva, Mayara Pereira Rodrigues , Wagner Ferreira de Andrade Copyright (c) 2023 Revista Com Censo Jovem: Iniciação Científica de Estudantes da Educação Básica http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/rccj/article/view/1631 Fri, 30 Jun 2023 00:00:00 -0300 Os sabores da nossa escola http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/rccj/article/view/1646 <p class="western" align="justify"><span style="font-family: Times New Roman, serif;">Este relato de experiência trata de estratégias utilizadas na Escola Classe 303 de São Sebastião, no ano de 2022, para recomposição das aprendizagens dos estudantes do Ensino Fundamental Séries Iniciais. Trata da ênfase ao letramento, a partir das experiências dos estudantes, através de memórias afetivas ligadas ao sabor e da valorização das diversas configurações familiares e suas respectivas nações de origem. Prima por dar visibilidade ao protagonismo feminino e a uma educação antirracista e polifônica, partindo de Unidades Temáticas desenvolvidas, mensalmente, ao longo do ano letivo, sempre dando ênfase às datas comemorativas que representem as conquistas políticas das minorias invisibilizadas pela sociedade. O objetivo é que os educandos passem a ter o hábito de valorizar as próprias produções e as de seus pares. Além de ajudar na organização do trabalho pedagógico, o principal alvo dessa prática é fazer com que o estudante se sinta motivado a aprender e se entenda como parte fundamental desse percurso.<br /><br /></span></p> <p class="western" align="justify"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span lang="en-US"><strong>Abstract: </strong></span></span><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span lang="en-US">This experience report describes strategies used at Escola Classe 303 of São Sebastião, in the year 2022, to recompose the learning process of Elementary School students in the Initial Series. It emphasizes the literacy process, based on the students' experiences, through affective memories linked to the taste, and on the appreciation of different family configurations and their respective nations of origin. It highlights the visibility of female protagonism and of anti-racist and polyphonic education, based on Thematic Units developed monthly throughout the school year, always emphasizing commemorative dates that represent the political achievements of minorities that have been made invisible by society. The goal is for students to learn valuing their own productions and those of their peers. In addition to helping organize the pedagogical work, the main aim of this practice is to make students motivated to learn and to see themselves as a fundamental part of this path.</span></span></p> <p class="western" align="justify"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span lang="en-US"><strong>Keywords</strong></span></span><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span lang="en-US">: Appreciation. Flavor. Literacy. Student. Visibility. Thematic unit.</span></span></p> <p class="western" align="justify"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"> </span></p> Larissa De Assis Souza Oliveira, Carem Tamiris Oliveira dos Santos Copyright (c) 2023 Revista Com Censo Jovem: Iniciação Científica de Estudantes da Educação Básica http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/rccj/article/view/1646 Fri, 30 Jun 2023 00:00:00 -0300 “Eu não tenho vergonha de dizer que eu menstruo” http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/rccj/article/view/1648 <div> <p class="LO-normal">O presente artigo trata da experiência e dos resultados obtidos por alunas do 7º ano do ensino fundamental em um projeto de pesquisa elaborado para o Festival de Tecnologia, Inovação e Ciência (FESTIC) em 2019 que propunha compreender como a escola lidava com a menstruação e quais seus impactos no desempenho escolar das pessoas que sofriam com a falta de informação e com a pobreza menstrual. Foram aplicados questionários que mostraram, entre outros aspectos, que muitas pessoas que menstruam sentem vergonha de menstruar e que deixaram de frequentar as aulas nesse período. Entre as propostas para resolução do problema, foram confeccionados absorventes ecológicos a partir do <em>upcycling</em>(reaproveitamento), um conceito muito popular na indústria da moda, cujo objetivo é dar um novo destino aos materiais que seriam levados ao lixo e também foram realizadas apresentações dos resultados obtidos para toda a comunidade escolar como forma de diminuir o estigma do tema.</p> </div> <div> <p class="LO-normal"><strong><span lang="EN-US"><br />Abstract</span></strong></p> </div> <div> <p class="LO-normal"><span lang="EN-US">This article deals with the experience and results obtained by students in the 7th grade year of elementary school in a research project prepared for the Festival of Technology, Innovation and Science (<em>FESTIC</em>) in 2019, which proposed to understand how the school dealt with menstruation and what its impacts on the school performance of people who suffered from lack of information and menstrual poverty. Questionnaires were applied that showed, among other aspects, that many people who menstruate feel ashamed of menstruating and that they stopped attending classes during this period. Among the proposals for solving the problem, sustainable pads</span> <span lang="EN-US">were made from the “upclycling”, a very popular concept in the fashion industry, whose objective is to give a new destination to materials that would be taken to the trash and presentations of the results obtained were also held for the entire school community as a way of reducing the stigma of the theme.</span></p> </div> <div> <p class="LO-normal"><strong>Keywords</strong>: Menstruation. Gender. Empowerment.</p> </div> <div> <p class="LO-normal"> </p> </div> Thalita Coelho Dantes, Sthefany Rodrigues De França, Cynthia Ramos de Macena, Julia Maria Mendes Vasconcelos, Mariana Do Nascimento Vieira Copyright (c) 2023 Revista Com Censo Jovem: Iniciação Científica de Estudantes da Educação Básica http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/rccj/article/view/1648 Fri, 30 Jun 2023 00:00:00 -0300 Letramento racial http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/rccj/article/view/1645 <p>O presente artigo discute possibilidades e práticas pedagógicas de letramento racial. O Brasil é marcado por desigualdades raciais e, mesmo com as políticas públicas neste século, voltadas para a redução dessas desigualdades, o país caminha a passos lentos, mas, de fato, não tem logrado êxito. Dessa forma, propõe-se neste texto a estruturação de uma disciplina de letramento racial com intuito de contribuir para superação de tais desigualdades. Neste sentido, há “espaços” privilegiados na educação básica para esta discussão em sala de aula, a saber: a Parte Diversificada e a Atividade de Formação Pessoal e Social, ambas disciplinas do Currículo em Movimento da Secretaria de Educação do Distrito Federal. Para tanto, são necessárias no trabalho pedagógico outras perspectivas e formas de ler o mundo, diferentes das preconizadas no ocidente. Assim, este artigo discute tais perspectivas e apresenta os resultados deste trabalho em sala de aula.</p> <p><strong>Abstract</strong></p> <p>This article discusses educational practices and possibilities of racial literacy. Brazil is characterized by racial inequalities, and, despite the effort of public policies along the current century, the country has taken slow steps and, indeed, has not succeeded. For this reason, it is proposed in this paper the structuring of a school discipline of racial literacy which goal is to contribute towards the overcoming of such inequalities. In this sense, there are favoured “spaces” in basic education for such discussion in the classroom, namely: the <em>Parte Diversificada</em> (“Diversified Part”) and the <em>Atividade de Formação Pessoal e Social</em> (“Activities of Social and Personal Pedagogical Formation”), which are school disciplines of the <em>Currículo em Movimento</em> (“Curriculum on the move”) of the Educational Bureau in Distrito Federal. For this purpose, alternate perspectives and ways of reading the world differently from the ones envisioned in the West are necessary in the teaching work. Therefore, this article discusses such perspectives and presents the results of the pedagogical work in those areas.</p> <p><strong>Keywords</strong>: Curriculum. Afro-centered education. Racial literacy.</p> Marina Morenna Alves de Figueiredo, Thomaz Antônio Santos Abreu, Kaique Batista Souza, Tauan de Souza Garcia Copyright (c) 2023 Revista Com Censo Jovem: Iniciação Científica de Estudantes da Educação Básica http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/rccj/article/view/1645 Fri, 30 Jun 2023 00:00:00 -0300 Projetos educacionais sustentáveis http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/rccj/article/view/1600 <p>Em escolas públicas de Ensino Médio do Distrito Federal, são comuns situações como salas de aulas cheias, com pouca circulação de ar, sem climatização e sem espaço para manter um distanciamento social. As condições climáticas intensas da Região Centro-Oeste e a pandemia de COVID-19 evidenciaram, mais do que nunca, a importância de ambientes educacionais amplos, bem ventilados e com temperaturas amenas para evitar a disseminação de doenças respiratórias e assegurar a qualidade do ensino. A partir destas demandas é proposto um conjunto de recursos tecnológicos sustentáveis de suporte educacional chamados de Sala de Aula Móvel Solar - SAM Sol. Este é um sistema móvel e autônomo de geração de energia solar fotovoltaica que permite a realização de atividades pedagógicas em qualquer ambiente, interno ou externo com uso de aparelhos tecnológicos e fornecimento de água potável refrigerada. Protótipos foram desenvolvidos, testados e validados pela comunidade de uma escola pública de Ensino Médio de Brasília, demonstrando sua eficiência no apoio à realização de atividades diversificadas em ambientes informais de ensino, com fornecimento de eletricidade de forma ecológica e sustentável. Resultados secundários deste projeto de pesquisa, incluíram a fundação de um Clube de Ciências na referida escola, onde sucessivas gerações de estudantes passaram a atuar de forma autônoma e colaborativa com iniciação científica e projetos de engenharia e sustentabilidade.</p> <p><strong>Abstract</strong><br />In public high schools in the Federal District, situations such as crowded classrooms, with little air circulation, no air conditioning and no space to maintain social distancing are common. The intense weather conditions in the Midwest Region and the COVID 19 pandemic have shown, more than ever, the importance of large, well-ventilated educational environments with mild temperatures to prevent the spread of respiratory diseases and ensure effective learning. Based on these demands, a set of sustainable technological resources for educational support called the Solar Mobile Classroom - SAM Sol - is proposed. This is a mobile and autonomous photovoltaic solar energy generation system that allows pedagogical activities to be carried out in any environment, indoors or outdoors, with the use of technological devices and the supply of refrigerated drinking water. Prototypes were developed, tested and validated by the community of a public high school in Brasilia, demonstrating their efficiency in supporting the performance of diversified activities in informal teaching environments, with the supply of electricity in an ecological and sustainable way. Secondary results of this research project included the founding of a Science Club at that school, where successive generations of students began to act autonomously and collaboratively with scientific initiation and engineering and sustainability projects.</p> <p><strong>Keywords</strong>: Education. Scientific research. Technology. Sustainability. Photovoltaics.</p> Vitor Rios Valdez, Julia Ribeiro Dias, Kauanny Gomes Moreira, Victor Hugo Costa das Neves, Wesley Henrique Ferreira, Victória Geovana Tavares de Albuquerque Copyright (c) 2023 Revista Com Censo Jovem: Iniciação Científica de Estudantes da Educação Básica http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/rccj/article/view/1600 Fri, 30 Jun 2023 00:00:00 -0300 Baralho dos átomos http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/rccj/article/view/1607 <p>Esse trabalho é baseado em processos pedagógicos de gamificação na educação e foi desenvolvido durante os estudos sobre tabela periódica para a preparação para as olimpíadas de conhecimento em química. A proposta foi de construir um jogo analógico em forma de baralho de cartas com os 118 elementos da tabela periódica conferindo-lhes uma identidade visual baseada em suas propriedades físico-químicas e na formulação de seis perguntas para cada elemento a serem executadas através de lançamento de dados: quanto maior o número obtido maior a complexidade da pergunta. Com a utilização dessa metodologia ativa foi possível a construção de uma aprendizagem mais criativa e profunda de química, além de desenvolver as habilidades artísticas e colaborativas dos alunos com transtorno de espectro autista.<strong> </strong></p> <p><strong>Abstract</strong></p> <p>This work is based on pedagogical processes of gamification in education and was developed during studies on the periodic table in preparation for the chemistry knowledge Olympics. The proposal was to build an analog game in the form of a deck of cards with the 118 elements of the periodic table, giving them a visual identity based on their physicochemical properties and the formulation of six questions for each element to be executed by launching a data: the higher the number obtained, the greater the complexity of the question. With the use of this active methodology, it was possible to build a more creative and profound learning of chemistry, in addition to developing the artistic and collaborative skills of students with autism spectrum disorder.</p> <p><strong>Keywords:</strong> Chemistry. Active methodology. Gamification.<br /><br /><strong>Material complementar</strong> (link corrigido):<br /><a title="Baralho dos átomos" href="https://drive.google.com/file/d/1aBptNYpq4rtN6ZNHvz9GR72qxdlKZeXc/view?usp=sharing">Baixe aqui o material para fazer o Baralho dos Átomos!</a></p> Hugo Hallwass Coelho, Theo Roland Spur, Antônio Caminha Goetz da Silva, Breno Lúcio Brandão Corado, Emmanuel Rodrigues Fortaleza Vasconcellos, Glauciete Sarmento Maciel Copyright (c) 2023 Revista Com Censo Jovem: Iniciação Científica de Estudantes da Educação Básica http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/rccj/article/view/1607 Fri, 30 Jun 2023 00:00:00 -0300 Por que faz mais frio na escola? Investigando o microclima do CEF 01 do Núcleo Bandeirante-DF http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/rccj/article/view/1642 <p>Ao chegar na escola sempre se é notado, por relato de alunos e professores, a sensação de temperatura mais baixa em relação aos outros locais. A partir dessa observação, surgiu o questionamento da causa desse fenômeno ocorrer a ponto de afirmar a existência de um microclima na escola. Foi feito o acompanhamento diário da temperatura na escola e no Distrito Federal no mesmo horário, às 7h15min, e identificou que a temperatura registrada na escola é em média 1,56°C mais baixa que no DF. Como forma de explicar esse dado analisou-se a localização geográfica da escola em duas situações: presença de prédios que bloqueiam ou desviam o percurso natural da luz e presença de vegetação e cursos de água próximos à escola, o que aumenta a evapotranspiração. Com isso foi possível concluir que há indícios de formação de um microclima na área da escola possivelmente gerado pelas barreiras externas (prédios) e influência da área verde e curso de água nos seus arredores, que deixam a temperatura mais amena.</p> <p><strong>Why does it get colder at school? Investigating the microclimate of the CEF 01 do Núcleo Bandeirante-DF</strong></p> <p><strong>Abstract: </strong>Upon arriving at the school, students and teachers report that the temperature is lower compared to other places. From this observation, the questioning of the cause of this phenomenon to occur to the point of affirming the existence of a microclimate in the school emerged. Daily temperature monitoring was carried out at the school and in the Distrito Federal at the same time, at 7:15 am, and it was identified that the temperature recorded at the school is on average 1.56°C lower than in DF. As a way of explaining this data, the geographic location of the school was analyzed in two situations: the presence of buildings that block or divert the natural path of light and the presence of vegetation and watercourses close to the school, which increases evapotranspiration. With this, it was possible to conclude that there are signs of formation of a microclimate in the school area possibly generated by external barriers (buildings) and influence of the green area and watercourse in its surroundings, which make the temperature milder.</p> <p><strong>Keywords:</strong> Temperature. School microclimate. Interferences.</p> Carolliny Rodrigues S. Calixto, Joao Victor de O. Rocha, Maria Gisele da Silva Monteiro, Rafaele de Oliveira Rocha, Ricardo de Sousa Jaber, Reneida Aparecida Godinho Mendes Copyright (c) 2023 Revista Com Censo Jovem: Iniciação Científica de Estudantes da Educação Básica http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/rccj/article/view/1642 Fri, 30 Jun 2023 00:00:00 -0300 Escola Interativa http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/rccj/article/view/1651 <p align="justify"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><strong>Resumo: </strong></span></span><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">A</span></span><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"> tecnologia está inserida no cotidiano das sociedades, podendo ser uma ferramenta de ensino lúdica e eficaz. Assim, surgiu o projeto Escola Interativa com o objetivo de criar um jogo educativo de alfabetização e aprendizagem de matemática para servir como apoio aos estudos de jovens e adolescentes com deficiência intelectual (DI) e Transtorno do Espectro Autista (TEA), matriculados na classe especial de ensino médio de uma unidade escolar da rede pública do Distrito Federal. A partir da integração entre duas professoras e quatro alunos do ensino regular da mesma unidade escolar foram levantadas as maiores dificuldades enfrentadas pelos alunos especiais na aquisição de habilidades básicas na aprendizagem, bem como os principais mecanismos relacionados às limitações cognitivas. Em seguida, foram exploradas plataformas de criação de jogos online gratuitas e a selecionada para criação do jogo </span></span><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><em>Escola Interativa</em></span></span><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"> foi a </span></span><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><em>Roblox</em></span></span><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">. O jogo incluiu três fases e indicou melhora do desempenho na alfabetização e raciocínio lógico e favorecimento da coordenação motora, promovendo a inclusão digital por meio da gamificação de conteúdos com jogos educativos. Além disso, o projeto uniu desenvolvimento tecnológico e ensino oportunizando aos alunos-pesquisadores vivências em programação, pesquisa bibliográfica e de campo, </span></span><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><em>design</em></span></span><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"> gráfico e informática. O projeto foi apresentado no 11° Circuito de Ciências das Escolas Públicas do Distrito Federal no ano de 2022 e obteve o primeiro lugar na etapa regional da Coordenação Regional de Ensino de Ceilândia e, na etapa distrital, obteve premiação bronze na categoria “Incentivo à Pesquisa e/ou Desenvolvimento Tecnológico”.</span></span><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><br /></span></span></p> <p align="justify"><span style="font-size: medium;"><span lang="zxx"><strong>Abstract:</strong></span></span><span style="font-size: medium;"><span lang="zxx"> Technology is embedded in the daily lives of societies and can be a playful and effective teaching tool. Thus, the </span></span><span style="font-size: medium;"><span lang="zxx"><em>Escola Interativa</em></span></span><span style="font-size: medium;"><span lang="zxx"> project emerged with the aim of creating an educational literacy and mathematics learning game to support the studies of young people and adolescents with intellectual disabilities (ID) and Autism Spectrum Disorder (ASD), enrolled in the special class of high school in a public school unit in the Federal District. From the integration between two teachers and four regular education students from the same school unit, the greatest difficulties faced by special students in acquiring basic learning skills were identified, as well as the main </span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-size: medium;"><span lang="zxx">issues</span></span></span><span style="font-size: medium;"><span lang="zxx"> related to cognitive limitations. Next, free online game creation platforms were explored and the one selected to create the </span></span><span style="font-size: medium;"><span lang="zxx"><em>Escola Interativa</em></span></span><span style="font-size: medium;"><span lang="zxx"> game was Roblox. The game included three phases and indicated improved performance in literacy and logical reasoning and favoring motor coordination, promoting digital inclusion through the gamification of content with educational games. Furthermore, the project combined technological development and teaching, providing student researchers with experiences in programming, bibliographic and field research, graphic design and IT. The project was presented at the 11th Science Circuit of Public Schools in the Federal District in 2022 and obtained first place in the regional stage of the Regional Education Coordination of Ceilândia and, in the district stage, obtained a bronze award in the “Research Incentive” category. and/or Technological Development”.</span></span></p> <p align="justify"><span style="font-size: medium;"><span lang="zxx"><strong>Keywords:</strong></span></span><span style="font-size: medium;"><span lang="zxx"> Literacy. Gamification. Digital inclusion.</span></span></p> <p align="justify"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"> </span></span></p> Rodolfa dos Santos Rocha, Priscilla, Rafael, Kelven, Rogério, Victor Copyright (c) 2023 Revista Com Censo Jovem: Iniciação Científica de Estudantes da Educação Básica http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/rccj/article/view/1651 Fri, 30 Jun 2023 00:00:00 -0300 O relevante papel da divulgação científica http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/rccj/article/view/1731 Anderson Fernandes de Brito, Carolina Carrijo Arruda Copyright (c) 2023 Revista Com Censo Jovem: Iniciação Científica de Estudantes da Educação Básica http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/rccj/article/view/1731 Fri, 30 Jun 2023 00:00:00 -0300 Editorial http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/rccj/article/view/1736 <p>Arte da Capa: OMIK</p> <p align="left"><strong><span style="font-size: medium;">Sobre o artista</span></strong></p> <p align="justify"><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, sans-serif;"><span style="font-size: medium;"> Mikael Guedes de Oliveira, conhecido por Omik, nasceu e cresceu em Brasília (DF). É um dos grandes nomes da arte urbana brasileira. Omik compartilha um ateliê no Guará (DF) com Daniel Toys, outro nome de destaque. As criações de Omik remontam à sua infância, quando se inspirava nos personagens de gibis que sua irmã lia e criava desenhos sobre o que eles estavam fazendo. </span></span></span></p> <p align="justify"><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, sans-serif;"><span style="font-size: medium;"> Omik pintou seu primeiro painel em Ceilândia, com 18 anos. Em Brasília, já participou de diversas exposições e, em 2016, teve sua primeira exposição individual. Omik participou de um projeto com estudantes do Centro Educacional 4 do Guará que uniu grafite e matemática, o Grafimat, e ensinou voluntariamente técnicas de pintura aos alunos. Omik também topou a parceria com a <em>Revista Com Censo Jovem </em>e criou uma capa especialmente para edição nº 2 deste periódico voltado à iniciação científica dos estudantes da educação básica.</span></span></span></p> <p align="justify"><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, sans-serif;"><span style="font-size: medium;"> Para Omik, o grafite é mais que um trabalho, é um estilo de vida, e compreende que o grafite pode ser um instrumento social que possibilita mudanças de vidas e não apenas da paisagem, da rua, dos muros. Seu trabalho o fez ganhar o mundo, trazendo visibilidade, conhecimento, autonomia, amigos, viagens, curiosidades e compreensão. As obras de Omik podem ser vistas pelas ruas e muros de Brasília, além de Belém, Belo Horizonte, Curitiba, Goiânia, Recife, Olinda, Rio de Janeiro e São Paulo. Omik também tem obras na Argentina, Chile e Alemanha.</span></span></span></p> <p align="justify"><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, sans-serif;"><span style="font-size: medium;">Acesse: <a href="https://www.toysomik.com/">https://www.toysomik.com/</a> e <a href="https://casaderua.com.br/omik/">https://casaderua.com.br/omik/</a> </span></span></span></p> Carolina Carrijo Arruda Copyright (c) 2023 Revista Com Censo Jovem: Iniciação Científica de Estudantes da Educação Básica http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/rccj/article/view/1736 Fri, 30 Jun 2023 00:00:00 -0300