Dossiê Temático: "Capacitismo – um espaço de observação do sujeito e do social"
Convidamos pesquisadores (as), educadores (as) e profissionais da área a submeterem trabalhos para o dossiê que propõe refletir sobre o capacitismo como construção social e suas implicações na educação inclusiva.
O objetivo é ampliar o debate sobre o corpo, a deficiência e as práticas pedagógicas que desafiem a normatividade e promovam uma educação verdadeiramente inclusiva e não capacitista.
Serão acolhidos trabalhos que:- Problematizem o corpo da pessoa com deficiência em sua diversidade;
- Discutam a ética do cuidado com corpos não normativos;
- Relatem práticas educativas inclusivas e transformadoras;
- Analisem o capacitismo nas relações familiares, sociais e escolares;
- Debatam o capacitismo no esporte, na arte, no lazer e na cultura;
- Promovam interseccionalidade entre capacitismo, raça, gênero e classe;
- Investiguem a deficiência em contextos rurais, urbanos ou virtuais;
- Explorem como o capacitismo é abordado nas diferentes etapas e modalidades da educação.
Participe deste espaço de reflexão e transformação social por meio da educação!
Link para submissão de trabalhos:
https://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/about/submissions
Acesse as normas de publicação da RCC:
https://www.eape.se.df.gov.br/wp-content/uploads/2024/03/Normas-de-publicacao_13_03_2024.pdf
Dúvidas? Entre em contato pelo e-mail:
Cronograma
- Período para submissão: de 30/04/2025 a 30/05/2025
- Data estimada de publicação Fechamento e publicação: 29/08/25