Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Atual
Arquivos
Notícias
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Contato
Buscar
Buscar
Cadastro
Acesso
Buscar
Buscar
Início
/
Arquivos
/
v. 9 n. 2 (2022): Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal (RCC#29)
v. 9 n. 2 (2022): Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal (RCC#29)
Publicado:
2022-05-31
Editorial
Editorial: os diversos olhares para o campo
Danilo Luiz Silva Maia
3
PDF
Apresentação
Maria das Graças de Paula Machado
6-8
PDF
Artigos
Percurso histórico das Equipes Especializadas de Apoio à Aprendizagem da Secretaria de Estado de Educação, na cidade de Ceilândia, Distrito Federal
Liliene Alves Veloso da Silva
9-16
PDF
Formação continuada de docentes: o olhar para a gestão socioambiental escolar na rede pública do Distrito Federal
Mayla Gabriele Rosa do Amaral, Rosângela Azevedo Corrêa, Luiz Gonzaga Lapa Junior
17-27
PDF
O percurso inicial de implementação do Novo Ensino Médio na rede pública de ensino do Distrito Federal
Alisson Moura Chagas, Thamara Maria de Souza, Valdivina Alves Ferreira
28-37
PDF
Olhando um teatro negro por Buraquinhos
Victor Timotio de Lima
38-45
PDF
Decolonialismo e epistemicídio na literatura: o que querem calar?
Valmir Luís Saldanha da Silva, Simone Gabriela Rodrigues Benedito
46-58
PDF
A atribuição do orientador educacional e o impacto pandêmico da Covid-19 no atendimento aos estudantes da educação básica
Katiane Carvalho Lima
59-65
PDF
Relatos de Experiência
A importância da ludicidade na alfabetização de adultos e idosos que participam do projeto Letrar Cidadania
Marli Vieira Lins de Assis, Raquel de Almeida Marçal
66-71
PDF
Pinturas Nordestinas: uma releitura de artistas populares brasileiros sob a ótica de jovens que cumprem medidas socioeducativas no Distrito Federal
Anna Rosa Scherma de Oliveira, Claudia Candida de Oliveira, Jaqueline Ornelas de Oliveira
72-76
PDF
Dossiê Temático
Prólogo
Ana Carolina Pinto de Souza Seixas, Kattia de Jesus Amin Athayde Figueiredo
81
PDF
Dossiê - Entrevistas
Políticas públicas e programas de Educação no Campo no Brasil e no Distrito Federal
Clarice Aparecida dos Santos, Ana Carolina Pinto de Souza Seixas
84-86
PDF
Educação do Campo, Agroecologia e meio ambiente: debates emergentes
Luiz Zarref, Adriana Morbeck
87-90
PDF
Dossiê - Artigos
Formação inicial de professores para a Educação Infantil do Campo: atenção à diversidade e um olhar comprometido com as infâncias
Franciele Clara Peloso, Nájela Tavares Ujiie
91-97
PDF
Um sonho do passado e uma utopia do futuro: os percursos históricos da Educação Popular Brasileira
César Ferreira Silva, Nima Imaculada Spigolon
98-111
PDF
Educação de Campo e Educação Indígena: conquistas históricas
José Euclides Chacon Neto
112-120
PDF
Currículo em Movimento e BNCC: realidade e perspectivas dentro da Educação do Campo em âmbito do Distrito Federal
Mara Rúbia Rodrigues da Cruz, Francisco Thiago Silva
121-129
PDF
Currículo e projeto político pedagógico das escolas do campo, das águas e das florestas: reflexões com as territorialidades das Amazônias Paraense e Amazonense
Edilson da Costa Albarado, Dayana Viviany Silva de Souza Russo, Salomão Antônio Mufarrej Hage
130-136
PDF
Percepções docentes acerca dos saberes dos estudantes no processo de alfabetização nas escolas do campo
Railson Borges Lima, Nádia Cirene Cordovil dos Santos, Antônio Marcos Pantoja dos Santos
137-147
PDF
Caminhos para a construção do Inventário Social, Histórico, Cultural e Ambiental junto à Escola do Campo
Ana Carolina Pinto de Souza Seixas
148-159
PDF
A importância do Território para o desenho de Políticas Educacionais no Campo
Renata Callaça Gadioli dos Santos
160-168
PDF
Pensar os livros didáticos de geografia na perspectiva da Educação do Campo
Francilane Eulália de Douza, Vinícius Azevedo de Oliveira
169-176
PDF
Dossiê - Resenhas
O que as crianças camponesas têm a dizer?
Francisca Rayllyne Rodrigues Cardoso, Lucimara Gomes Oliveira de Morais, Ingrid Dittrich Wiggers
177-180
PDF
Dossiê - Relatos
Projeto Rota Verde Formosa: educação ambiental, sustentabilidade e empreendedorismo na Escola Municipal do Campo Isolada Projeto Paranã
Ana Paula Monteiro da Silva, Marisa Oliveira Ramos de Santana
181-185
PDF
Diálogos para o fortalecimento da Educação do Campo no Centro-Oeste
Maria Osanette Medeiros, Regina Coelly Fernandes Saraiva, Eliete Ávila Wolf, Alessandra Gomes de Castro, Elisandra Carneiro de Freitas Cardoso
186-191
PDF
Os fios que tecem as trajetórias de vida no campo: entrelaçamentos de saberes e fazeres na Educação de Jovens e Adultos do Centro Educacional Casa Grande no contexto da pandemia da Covid-19
Jaqueline Lima e Silva
192-202
PDF
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
Idioma
Português (Brasil)
English