Diálogos para o fortalecimento da Educação do Campo no Centro-Oeste

Autores

  • Maria Osanette Medeiros Universidade de Brasília (UnB)
  • Regina Coelly Fernandes Saraiva Universidade de Brasília (UnB)
  • Eliete Ávila Wolf Universidade de Brasília (UnB)
  • Alessandra Gomes de Castro Universidade Federal de Goiás (UFG)
  • Elisandra Carneiro de Freitas Cardoso Universidade Federal de Goiás (UFG)

Palavras-chave:

Educação do campo, coletivo, regional, Centro-Oeste

Resumo

Este relato registra a experiência coletiva da Educação do Campo a nível regional, que vem sendo construída por um conjunto de professores e professoras do ensino superior e básico, estudantes da graduação e pós-graduação, movimentos sociais e sindicais e muitos/as parceiros e parceiras da região Centro-Oeste. Registrar sobre a formação e atuação desse coletivo e seu compromisso com a Educação do Campo no Centro-Oeste é o objetivo deste texto. Apresentamos uma narrativa, reconstruindo desde os momentos iniciais que impulsionaram a formação do coletivo, ações realizadas e, por fim, um breve registro sobre os desafios enfrentados no contexto da pandemia da Covid-19 para manter a iniciativa viva e atuante na luta pela “Educação do Campo como direito e não esmola‟. O relato tem acima de tudo a intenção de deixar uma contribuição para a inspiração de outros coletivos pela luta da educação pública para todos. Nossa mobilização é construída para e com os sujeitos do campo. Nossa luta é por eles e elas e com eles e elas. 

Palavras-chave: Educação do campo. Coletivo. Regional. Centro-Oeste. 

Dialogues for Strengthening Countryside Education in the Midwest 

Abstract: This report registers the collective experience of Countryside Education at the regional level, which has been built by a group of professors of higher and basic education, undergraduate and graduate students, social and union movements and many partners. of the Midwest region. The purpose of this text is to record the formation and performance of this collective and its commitment to Countryside Education in the Midwest. We present a narrative, reconstructing from the initial moments that boosted the formation of the collective, actions taken and, finally, a brief record of the challenges faced in the context of the Covid-19 pandemic to keep the initiative alive and active in the fight for “Education of the Countryside as a right and not alms‟. The report has, above all, the intention of making a contribution to the inspiration of other collectives for the struggle of public education for all. Our mobilization is built for and with the subjects of the field. Our fight is for them and them and with them and them. 

Keywords: Countryside education. Collective. Regional. Midwest. 

Downloads

Publicado

2022-05-31