Pinturas Nordestinas: uma releitura de artistas populares brasileiros sob a ótica de jovens que cumprem medidas socioeducativas no Distrito Federal
Palavras-chave:
Educação, Cultura Popular, Prática social, Releitura, PinturaResumo
O presente relato de experiência apresenta um projeto desenvolvido com jovens que cumprem medidas socioeducativas no Distrito Federal. O trabalho desenvolvido teve sua conclusão com uma exposição de pinturas fundamentadas na cultura popular brasileira, através da releitura de obras de arte de artistas renomados como Romero Britto, José Francisco Borges e Ricardo Carvalheira. O projeto retrata a beleza colorida e em preto e branco como proposta de uma aula diferenciada, descontraída e relaxante. O resultado foram composições abrangentes, elaborada pelos professores e alunos da escola da Unidade de Internação do Recanto das Emas, inspiradas em cores, tons, sobretons, traços precisos e produzidas com a utilização de artefatos que foram além da tinta e pincel, engendrando um novo olhar sobre criações famosas.
Palavras-chave: Educação. Cultura popular. Prática social. Releitura. Pintura.
Northeastern Paintings: a reinterpretation of popular Brazilian artists, from the perspective of young people who are fulfilling socio-educational measures in the Federal District
Abstract: This paper presents a project developed with young offenders in the Federal District, Brazil. The work developed ended with an exhibition of paintings based on Brazilian popular culture, through the re-reading of works of art by renowned artists such as Romero Britto, José Francisco Borges and Ricardo Carvalheira. The project portrays the beauty in color and in black and white as a proposal for a differentiated, relaxing art classes. The result was comprehensive compositions, prepared by teachers and students of the Recanto das Emas Re-socialization Unit, inspired by colors, tones, overtones, precise lines and produced with the use of artifacts that went beyond paint and brush, engendering a new look at famous creations.
Keywords: Education. Popular culture. Social practice. Re-reading. Painting.