Formação inicial de professores para a Educação Infantil do Campo: atenção à diversidade e um olhar comprometido com as infâncias

Autores

  • Franciele Clara Peloso Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
  • Nájela Tavares Ujiie Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)

Palavras-chave:

Educação Infantil; Formação de Professoras/es; Educação do Campo.

Resumo

O processo de reconhecimento da educação formal para as crianças pequenas no Brasil é recente e tem avançado. Entretanto, as crianças do campo, ainda têm dificuldades na garantia da Educação Infantil, bem como na especificidade das práticas pedagógicas, sendo submetidas a um processo de exclusão social e educativa. Segundo Oliveira (2020) superar a exclusão, a partir dos processos educativos, é ajudar a criança a ampliar a sua relação com o saber, conhecimento, valores culturais, padrões estéticos e éticos. Destarte, esse ensaio teórico tem por objetivo descrever a organização da Educação Infantil no Campo e problematizar acerca da formação inicial de professoras/es para atuar nesse espaço. Em coaduno com Arroyo (2012), pontuamos que a escola do campo é carente de didáticas apropriadas. Assim, este estudo é uma forma de contribuição à área, já que evidencia a necessidade de refletir sobre a formação de professoras/es adequada para atuação na Educação Infantil do Campo.

Palavras-chave: Educação Infantil. Formação de Professoras/es. Educação do Campo.

Initial teacher training for rural early childhood education: attention to diversity and a committed look at childhood

Abstract: The process of recognizing formal education for young children in Brazil is recent and has advanced. However, rural children still have difficulties in ensuring Early Childhood Education, as well as in the specificity of pedagogical practices, being subjected to a process of social an educational exclusion. According to Oliveira (2020), overcoming exclusion, based on educational processes, is helping children to expand their relationship with knowledge, cultural values, aesthetic and ethical standards. Thus, this theoretical essay aims to describe the organization of Early Childhood Education in the field and discuss the initial training of teachers to work in this space. In line with Arroyo (2012), we point out that the rural school lacks appropriate didactics. Thus, this study is a form of contribution to the area, as it highlights the need to reflect on the training of teachers appropriate to work in Early Childhood Education in the countryside.

Keywords: Child Education. Teacher Training. Countryside Education.

Biografia do Autor

Nájela Tavares Ujiie, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)

 

Pedagoga. Doutora em Ensino de Ciência e Tecnologia (UTFPR/PG). Professora Assistente da Universidade Estadual do Paraná, Campus de Paranavaí, Brasil.

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Publicado

2022-05-31