Avaliação nacional da alfabetização: princípios, finalidades e resultados
Palavras-chave:
Avaliação Externa, Avaliação Nacional da Alfabetização, Avaliação para as Aprendizagens, Pesquisa BibliográficaResumo
O artigo objetiva descrever a Avaliação Nacional da Alfabetização e o alinhamento do Bloco Inicial de Alfabetização à esta política pública educacional. Trata-se de um estudo bibliográfico com abordagem qualitativa que discute as seguintes temáticas: Avaliação Externa, Avaliação Nacional da Alfabetização e Avaliação para as Aprendizagens. No quadro teórico os autores: Paro (2001); Freitas et. al. (2009); Freitas (2013); Cook-Gumperz (2008); Hoffman (1996); Tardif (2014); Sacristán (1999) e Franco; Longarezzi (2011) fundamentam a discussão. O principal resultado encontrado foi que a ANA é parte de um todo mais amplo e, que por isso sua análise e interpretação tornam-se necessárias quando se deseja alinhar a prática no BIA a esta política.
Palavras-chave: Avaliação externa. Avaliação Nacional da Alfabetização. Avaliação para as Aprendizagens. Pesquisa Bibliográfica.
National Literacy Assessment: principles, Purposes and Results
Abstract: The article aims to describe the National Literacy Assessment and the alignment of the Initial Literacy Block with this educational public policy. This is a bibliographic study with a qualitative approach that discusses the following themes: External Assessment, National Literacy Assessment and Assessment for Learning. In the theoretical framework, the authors: Paro (2001); Freitas et. al. (2009); Freitas (2013); Cook-Gumperz (2008); Hoffman (1996); Tardif (2014); Sacristán (1999) and Franco; Longarezzi (2011) support the discussion. The main result found was that the ANA is part of a broader whole and, therefore, its analysis and interpretation are necessary when one wants to align the practice at the BIA with this policy.
Keywords: External evaluation. National Literacy Assessment. Assessment for Learning. Bibliographic research.