Avaliação nacional da alfabetização: princípios, finalidades e resultados

Authors

  • Thamara Maria Souza Universidade Católica de Brasília
  • Alisson Moura Chagas
  • Robson Borges Dias

Keywords:

Avaliação Externa, Avaliação Nacional da Alfabetização, Avaliação para as Aprendizagens, Pesquisa Bibliográfica

Abstract

O artigo objetiva descrever a Avaliação Nacional da Alfabetização e o alinhamento do Bloco Inicial de Alfabetização à esta política pública educacional. Trata-se de um estudo bibliográfico com abordagem qualitativa que discute as seguintes temáticas: Avaliação Externa, Avaliação Nacional da Alfabetização e Avaliação para as Aprendizagens. No quadro teórico os autores: Paro (2001); Freitas et. al. (2009); Freitas (2013); Cook-Gumperz (2008); Hoffman (1996); Tardif (2014); Sacristán (1999) e Franco; Longarezzi (2011) fundamentam a discussão. O principal resultado encontrado foi que a ANA é parte de um todo mais amplo e, que por isso sua análise e interpretação tornam-se necessárias quando se deseja alinhar a prática no BIA a esta política.

Palavras-chave: Avaliação externa. Avaliação Nacional da Alfabetização. Avaliação para as Aprendizagens. Pesquisa Bibliográfica.

National Literacy Assessment: principles, Purposes and Results

Abstract: The article aims to describe the National Literacy Assessment and the alignment of the Initial Literacy Block with this educational public policy. This is a bibliographic study with a qualitative approach that discusses the following themes: External Assessment, National Literacy Assessment and Assessment for Learning. In the theoretical framework, the authors: Paro (2001); Freitas et. al. (2009); Freitas (2013); Cook-Gumperz (2008); Hoffman (1996); Tardif (2014); Sacristán (1999) and Franco; Longarezzi (2011) support the discussion. The main result found was that the ANA is part of a broader whole and, therefore, its analysis and interpretation are necessary when one wants to align the practice at the BIA with this policy.

Keywords: External evaluation. National Literacy Assessment. Assessment for Learning. Bibliographic research.

 

Author Biographies

Thamara Maria Souza, Universidade Católica de Brasília

Pedagoga. Psicopedagoga Clínica e Intitucional. Especialista em Gestão de Recursos Humanos e Gestão Pedagógica. Mestranda em Educação pela Universidade Católic de Brasília.

Alisson Moura Chagas

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica de Brasília (PPGE/UCB), linha de pesquisa: Política, Gestão, Financiamento e Avaliação. E-mail: alissonescola@gmail.com

Robson Borges Dias

Mestre e Doutor em Comunicação. Professor e pesquisador do PPGE/UCB, linha de pesquisa: Política, Gestão e Avaliação da Educação. E também do PPGCOM/UCB, linha Estratégica e Gestão Comunicacional. Coordenador do grupo Prêmios, Indicadores e Estratégias em Educação. E-mail: r.ucbprofessor@gmail.com

Published

2019-11-19