O projeto de vida da geração z: perspectivas para além do novo ensino médio

Autores

  • Maria Solange Melo de Sousa Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Palavras-chave:

Educação, Geração Z, NEM, Projeto de vida

Resumo

A educação brasileira vivência mudanças significativas a partir da elaboração da nova Base Nacional Curricular Comum (BNCC) e do Novo Ensino Médio. As mudanças são resultado dos anseios da sociedade que clamavam por projetos que superassem os baixos resultados alcançados pelos estudantes nas avaliações de larga escala. Assim, novas leis têm por intencionalidade dar uma resposta aos vários segmentos sociais e, também encontrar um significado do que é educação para os jovens nascidos nesse início de século XXI. Diante disso, o objetivo do artigo é entender como o Novo Ensino Médio pode favorecer possibilidades para os jovens conquistarem as suas perspectivas de projeto de vida. O texto teve como metodologia a abordagem qualitativa, a análise documental e a discussão com autores que fundamentaram a construção do artigo. Ao final, é possível concluir que da forma como está estrutura as aprendizagens no Novo Ensino Médio ele, provavelmente, não contemplam o projeto de vida dos jovens da Geração Z.

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Publicado

2023-09-25