Para saber para onde se quer ir, é necessário saber de onde se vem: Reflexões sobre a disciplina projeto de vida à luz da lei 10.639/03

Autores

  • Izabela Amaral Caixeta SEEDF/ UnB

Palavras-chave:

projeto de vida, epistemícidio, reforma educacional, éticas do sul, racismo

Resumo

O presente texto tem como objetivo refletir acerca da disciplina Projeto de Vida -PV na educação básica pós reforma do Novo Ensino Médio brasileiro, desde um diálogo entre educação, saúde e ética. Foram analisados documentos norteadores do PV disponibilizados até o ano de 2022 nas redes públicas estaduais , em particular no Distrito Federal e Paraná, bem como nas literaturas acessíveis a respeito do tema, desde os possíveis cruzos ou silenciamentos com relação a lei 10.639/03. Na esteira das aqui chamadas ‘éticas do sul’, contribuições epistêmicas africanas, indígenas, diaspóricas, buscou-se refletir acerca das potencias e dos impactos dessa nova disciplina considerando suas raízes ideológicas centradas ao norte do globo. Percebe-se que temas centrais para a discussão de um currículo contextualizado ao século XXI encontra-se ausentes, reflexos de uma ética de apagamentos persistentes. Considerando a importância de um ensino que promova a construção ativa e consciente de projetos de vida múltiplos, sugere-se alguns suleamentos curriculares que possam contribuir de alguma maneira para a qualificação do debate, em busca da garantia por futuros que sejam plurais. 

Downloads

Publicado

2023-09-25