Análise da percepção dos estudantes do curso de Educação Física sobre o ensino remoto durante a pandemia da COVID-19

Autores

  • João Batista Santos Junior UniCEUB
  • Maria Aline Alves Barbosa UniCEUB
  • Tácio Rodrigues da Silva Santos UniCEUB
  • André Almeira Cunha Arantes UniCEUB e SEEDF

Palavras-chave:

Educação Física, Ensino Remoto, COVID19

Resumo

No Brasil, a pandemia da COVID-19 impactou de forma significativa as atividades de ensino, pesquisa e extensão das Instituições de Ensino Superior - IES. Na prática, para atender tanto o calendário acadêmico quanto as medidas de distanciamento social preconizadas pelas autoridades sanitárias brasileiras, as IES, professores e estudantes tiveram que se adaptar ao ensino remoto como a solução possível para manter as aulas e mitigar o prejuízo do cancelamento do contato acadêmico. Face ao exposto, o objetivo desta pesquisa foi verificar a percepção dos estudantes de Educação Física de uma Instituição de Ensino Superior privada em Brasília-DF (Brasil), sobre o impacto do ensino remoto durante o período da pandemia de COVID-19. A investigação foi realizada em 2022, e teve uma amostra composta por 45 indivíduos, do sexo masculino e feminino, com média de idade 23,31 anos. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário desenvolvido no Google Forms e enviado pela Coordenação do Curso de Educação Física. Os resultados demonstram que a decisão da IES em manter o calendário acadêmico durante o período pandêmico foi bem recebida pelos estudantes, embora parte significativa dos acadêmicos de Educação Física não considere este modelo de ensino atrativo.

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Publicado

2023-09-25