A evolução da Educação Inclusiva no Distrito Federal: o atendimento às crianças com altas habilidades/superdotação

Autores

  • Ana Paula Almeida de Matos SEEDF
  • Edina Schimansk
  • Eliane Grisa

Palavras-chave:

Políticas públicas, Infância, Altas Habilidades/Superdotação, Educação infantil

Resumo

A política educacional brasileira de primeira infância sempre foi um tema questionado no panorama social e cultural por estudiosos e pesquisadores ao longo dos séculos XIX e XX. A criança antes vista como um ser invisível, sem fala, aos poucos vem ganhando espaço na sociedade com a publicação de leis voltadas para a educação infantil e para os superdotados como parte da educação especial. O objetivo deste artigo é discorrer sobre a história da implantação do atendimento das Altas Habilidades/Superdotação no Distrito Federal a partir da promulgação de políticas públicas voltadas para a área da educação inclusiva; identificando quem são essas crianças, os autores desse processo. O presente texto desenvolve-se a partir da linha de tempo das políticas públicas para a infância incluindo os superdotados, o conceito de infância e as crianças com Altas Habilidades/Superdotação neste cenário.

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Publicado

2023-09-25