Deep Learning in Intelligent Tutoring Systems (ITSs): a systematic literature review

Authors

  • Jefferson da Silva Universidade de Brasília - UnB
  • Matheus Leite Universidade de Brasília
  • Lúcio Teles

Keywords:

Artificial Intelligence, Intelligent Tutoring Systems, Learning; Teaching

Abstract

This article presents a systematic literature review on the recent advancements in Intelligent Tutoring Systems (ITS) using deep learning for personalized instruction. The study applied the quantitative Methodi Ordinatio method, selecting 22 relevant articles in the educational field. The results highlight the countries, journals, and areas with the highest number of publications on the subject, as well as the most prolific and cited authors. The deep learning technologies utilized and the applications presented in the articles were also mapped. The research examined the effectiveness of the technology, seeking evidence of improved learning outcomes, and analyzed the grounding in pedagogical theories. This study provides an updated overview of the state-of-the-art in applying deep learning to ITS, contributing to scientific knowledge in this field. The results emphasize the contemporary relevance of the topic and the growing interest in enhancing personalized teaching approaches. This research offers valuable insights for researchers, educators, and professionals interested in understanding and implementing the use of deep learning in ITS, aiming to improve students' learning experience and outcomes.

Author Biographies

Jefferson da Silva, Universidade de Brasília - UnB

Possuo 17 anos de experiência no setor educacional, sendo que nos últimos 4 anos tenho trabalhado no desenvolvimento, na implementação e na gestão de projetos e programas educacionais de forma a torná-los digitais, usando modelagem digital de negócios, produtos digitais, soluções de sistema de e-commerce, software como serviço e gestão orientada a dados.

Matheus Leite, Universidade de Brasília

Contador (UnB) e Mestre em Estudos Organizacionais e Gestão de Pessoas (PPGA/UnB). Atualmente estou cursando Doutorado Acadêmico em Administração (PPGA/UnB). Membro dos grupos de pesquisa Contabilidade Financeira Aplicada (CCA/UnB) e do Grupo de Pesquisa e Estudos Avançados sobre Comportamento Organizacional - Gepaco (PPGA/UnB). Realizei intercâmbio Ibero Americano na Universidade do Porto - Portugal, com bolsa de estudos Santander Universidades. Vencedor da 6ª edição do Prêmio Olívio Koliver de melhor artigo científico publicado na Revista Brasileira de Contabilidade - RBC. Atuei como Professor Volunátirio, ministrando a disciplina de Introdução à Contabilidade na UnB. No ano de 2021 atuei como membro da equipe de redação do livro "75 anos dos Conselhos de Contabilidade: Uma História Brilhante", editado pelo CFC. Atualmente trabalho como Analista em Políticas Públicas e Gestão Educacional na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal.

Lúcio Teles

Lúcio Teles é Professor Associado, Faculdade de Educação, Universidade de Brasília. Suas áreas de interesse são a aprendizagem colaborativa online, educação a distancia, e a estética de interfaces educacionais. É graduado da Universidade Johann Wolfgang Goethe, Frankfurt/M, Alemanha, com mestrado pela Universidade de Genebra. Em 1987 completou o doutorado na Faculdade de Educação, Universidade de Toronto, em Informática na Educação. Foi Professor na Faculdade de Educação, Universidade de Simon Fraser, Vancouver, Pesquisador Principal da Rede Nacional de Teleaprendizagem dos Centros Nacionais de Excelência do Canadá. Em 2003, trabalhando com equipe da Faculdade de Artes e da Ciência da Computação da Universidade de Simon Fraser, concluiu o design e produção do software artístico de coreografia virtual, DanceForms. Em 2005, com Linda Harasim, Roxanne Hiltz, e Murray Turoff, publicou Redes de Aprendizagem: Um Guia para o Ensino e a Aprendizagem Online, pela Editora SENAC, São Paulo, e em inglês pelo MIT Press. Trabalha com arte e tecnologia como Coordenador do Projeto de pesquisa CAPES, "PROEJA Transiarte" (www.proejatransiarte.ifg.edu.br). Em 2016 concluiu um pós-doutorado sobre fundamentos teóricos da colaboração online na Universidade Livre de Berlim. Seu eixo de pesquisa é a Aprendizagem Colaborativa Online.

Published

2023-11-30