Avaliação nacional da alfabetização: Princípios, finalidades e resultados

  • Thamara Maria Souza Universidade Católica de Brasília
  • Alisson Moura Chagas
  • Robson Borges Dias

Resumo

O artigo objetiva descrever a Avaliação Nacional da Alfabetização e o alinhamento do Bloco Inicial de Alfabetização à esta política pública educacional. Trata-se de um estudo bibliográfico com abordagem qualitativa que discute as seguintes temáticas: Avaliação Externa, Avaliação Nacional da Alfabetização e Avaliação para as Aprendizagens. No quadro teórico os autores: Paro (2001); Freitas et. al. (2009); Freitas (2013); Cook-Gumperz (2008); Hoffman (1996); Tardif (2014); Sacristán (1999) e Franco; Longarezzi (2011) fundamentam a discussão. O principal resultado encontrado foi que a ANA é parte de um todo mais amplo e, que por isso sua análise e interpretação tornam-se necessárias quando se deseja alinhar a prática no BIA a esta política.

Publicado
Nov 19, 2019
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SOUZA, Thamara Maria; CHAGAS, Alisson Moura; DIAS, Robson Borges. Avaliação nacional da alfabetização: Princípios, finalidades e resultados. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, [S.l.], v. 6, n. 4, p. 52-61, nov. 2019. ISSN 2359-2494. Disponível em: <http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/634>. Acesso em: 09 jul. 2020.