Deep Learning em Sistemas Tutores Inteligentes (STIs): uma revisão sistemática de literatura das publicações de 2023

Autores

  • Jefferson da Silva Universidade de Brasília - UnB
  • Matheus Leite Universidade de Brasília
  • Lúcio Teles

Palavras-chave:

Inteligência Artificial, Sistemas Tutores Inteligentes, Processo de Ensino-Aprendizagem

Resumo

Este artigo apresenta uma revisão sistemática da literatura sobre o avanço das pesquisas recentes em Sistemas de Tutoria Inteligente (STIs) utilizando deep learning para personalização do ensino, em especial na modalidade de Educação a Distância (EaD). O estudo aplicou o método quantitativo Methodi Ordinatio, selecionando 22 artigos relevantes para a área educacional. Os resultados destacam os países, revistas e áreas com mais publicações sobre o tema, bem como os autores mais prolíficos e citados. Também foram mapeadas as tecnologias de deep learning utilizadas e as aplicações apresentadas nos artigos. A pesquisa examinou o que a literatura revela sobre a efetividade da tecnologia, procurando evidências de melhoria nos resultados de aprendizagem, além de analisar o embasamento em teorias pedagógicas. Esse estudo oferece um panorama atualizado do estado da arte da aplicação do deep learning em STIs, contribuindo para o conhecimento científico nessa área. Os resultados ressaltam a relevância contemporânea do tema e o crescente interesse em aprimorar as abordagens personalizadas de ensino. Essa pesquisa fornece subsídios valiosos para pesquisadores, educadores e profissionais interessados em compreender e implementar o uso do deep learning em STIs, visando melhorar a experiência e os resultados de aprendizagem dos alunos.

Biografia do Autor

Jefferson da Silva, Universidade de Brasília - UnB

Possuo 17 anos de experiência no setor educacional, sendo que nos últimos 4 anos tenho trabalhado no desenvolvimento, na implementação e na gestão de projetos e programas educacionais de forma a torná-los digitais, usando modelagem digital de negócios, produtos digitais, soluções de sistema de e-commerce, software como serviço e gestão orientada a dados.

Matheus Leite, Universidade de Brasília

Contador (UnB) e Mestre em Estudos Organizacionais e Gestão de Pessoas (PPGA/UnB). Atualmente estou cursando Doutorado Acadêmico em Administração (PPGA/UnB). Membro dos grupos de pesquisa Contabilidade Financeira Aplicada (CCA/UnB) e do Grupo de Pesquisa e Estudos Avançados sobre Comportamento Organizacional - Gepaco (PPGA/UnB). Realizei intercâmbio Ibero Americano na Universidade do Porto - Portugal, com bolsa de estudos Santander Universidades. Vencedor da 6ª edição do Prêmio Olívio Koliver de melhor artigo científico publicado na Revista Brasileira de Contabilidade - RBC. Atuei como Professor Volunátirio, ministrando a disciplina de Introdução à Contabilidade na UnB. No ano de 2021 atuei como membro da equipe de redação do livro "75 anos dos Conselhos de Contabilidade: Uma História Brilhante", editado pelo CFC. Atualmente trabalho como Analista em Políticas Públicas e Gestão Educacional na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal.

Lúcio Teles

Lúcio Teles é Professor Associado, Faculdade de Educação, Universidade de Brasília. Suas áreas de interesse são a aprendizagem colaborativa online, educação a distancia, e a estética de interfaces educacionais. É graduado da Universidade Johann Wolfgang Goethe, Frankfurt/M, Alemanha, com mestrado pela Universidade de Genebra. Em 1987 completou o doutorado na Faculdade de Educação, Universidade de Toronto, em Informática na Educação. Foi Professor na Faculdade de Educação, Universidade de Simon Fraser, Vancouver, Pesquisador Principal da Rede Nacional de Teleaprendizagem dos Centros Nacionais de Excelência do Canadá. Em 2003, trabalhando com equipe da Faculdade de Artes e da Ciência da Computação da Universidade de Simon Fraser, concluiu o design e produção do software artístico de coreografia virtual, DanceForms. Em 2005, com Linda Harasim, Roxanne Hiltz, e Murray Turoff, publicou Redes de Aprendizagem: Um Guia para o Ensino e a Aprendizagem Online, pela Editora SENAC, São Paulo, e em inglês pelo MIT Press. Trabalha com arte e tecnologia como Coordenador do Projeto de pesquisa CAPES, "PROEJA Transiarte" (www.proejatransiarte.ifg.edu.br). Em 2016 concluiu um pós-doutorado sobre fundamentos teóricos da colaboração online na Universidade Livre de Berlim. Seu eixo de pesquisa é a Aprendizagem Colaborativa Online.

Downloads

Publicado

2023-11-30