A evolução da Educação Inclusiva no Distrito Federal: o atendimento às crianças com altas habilidades/superdotação
Palavras-chave:
Políticas públicas, Infância, Altas Habilidades/Superdotação, Educação infantilResumo
A política educacional brasileira de primeira infância sempre foi um tema questionado no panorama social e cultural por estudiosos e pesquisadores ao longo dos séculos XIX e XX. A criança antes vista como um ser invisível, sem fala, aos poucos vem ganhando espaço na sociedade com a publicação de leis voltadas para a educação infantil e para os superdotados como parte da educação especial. O objetivo deste artigo é discorrer sobre a história da implantação do atendimento das Altas Habilidades/Superdotação no Distrito Federal a partir da promulgação de políticas públicas voltadas para a área da educação inclusiva; identificando quem são essas crianças, os autores desse processo. O presente texto desenvolve-se a partir da linha de tempo das políticas públicas para a infância incluindo os superdotados, o conceito de infância e as crianças com Altas Habilidades/Superdotação neste cenário.