O enfrentamento da violência contra a mulher no contexto da Educação de Jovens e Adultos: A experiência de uma escola da Cidade Estrutural

Autores

  • Maria Cristina Mesquita da Silva Universidade Católica de Brasília http://orcid.org/0000-0003-2158-0924
  • Luanna de Sousa Lacerda Secretaria de Educação do Distrito Federal
  • Maruska Fernandes Moreira Rios Secretaria de Educação do Distrito Federal

Palavras-chave:

Enfrentamento, violência, mulheres, Cidade Estrutural, Lei Maria da Penha

Resumo

O presente relato de experiência descreve o desenvolvimento do projeto “Mulher: uma maioria oprimida‟ em uma escola da rede pública do Distrito Federal, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), noturno, localizada na Cidade Estrutural, onde atuamos. Pretende-se, com esse trabalho, trazer à baila a importância do debate sobre o enfrentamento das violências relacionadas às questões de gênero, assim como a necessidade de empoderamento feminino no contexto social brasileiro, a fim de que possam ser superadas as situações de risco e violência às quais estão submetidas as mulheres na atualidade. A temática central do projeto foi discutida a partir do estudo da Lei Maria da Penha, que em 2018 completou 12 anos de publicação. Destacou-se, com o desenvolvimento do projeto, a importância de envolvimento dos estudantes nas discussões sobre a violência contra a mulher, de modo a contribuir para a sua tomada de consciência e ressignificar o conhecimento adquirido no contexto escolar, possibilitando-lhes a transformação das realidades de seu meio social.

Palavras-chave: Enfrentamento.  Violência. Mulheres. Lei Maria da Penha.

Confronting violence against women in the context of Youth and Adult Education: The experience of a school in Cidade Estrutural

Abstract: This experience report describes the development of the project “Woman: an oppressed majority‟ in a public school in the Federal District, in the modality of Youth and Adult Education (EJA), at night, located in Cidade Estrutural, where we operate. The aim of this work is to bring to light the importance of the debate on the confrontation of violence related to gender issues, as well as the need for female empowerment in the Brazilian social context, so that risk situations can be overcome and violence to which women are subjected today. The central theme of the project was discussed based on the study of the Maria da Penha Law, which in 2018 completed 12 years of publication. With the development of the project, the importance of involving students in discussions about violence against women was highlighted, in order to contribute to their awareness and reframe the knowledge acquired in the school context, enabling them to transform realities of their social environment.

Keywords: Confrontation. Violence. Women. Maria da Penha Law.

Biografia do Autor

Maria Cristina Mesquita da Silva, Universidade Católica de Brasília

Graduada em Letras, com habilitação em Língua Espanhola e Literaturas pela Universidade de Brasília (UnB 2004). especialista em Políticas Públicas de Educação com Ênfase em Monitoramento e Avaliação pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP, 2007). Mestranda em Educação, pela Universidade Católica de Brasíla (UCB).  Exerceu ainda o cargo de Técnica em Assuntos Educacionais, no Ministério da Educação - MEC, Pesquisador-Tecnologista em Informações e Avaliações Educacionais no INEP/MEC. Atualmente é Analista em Ciência e Tecnologia, na CAPES/MEC, ocupando a função de Assessora Técnica na Diretoria de Educação a Distância. É também professora da educação básica, na Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF), desde o ano de 2003.  

Luanna de Sousa Lacerda, Secretaria de Educação do Distrito Federal

Graduada em PEDAGOGIA pelo Centro Universitário de Brasília (2005). Pós-Graduada em Psicopedagogia pelo UNICESP (2008). Mestre em Psicologia pelo Centro Universitário de Brasília - UNICEUB. Atualmente é Técnica em Assuntos Educacionais no Ministério da Educação (MEC) e Professora na Educação de Jovens e Adultos da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF).

Maruska Fernandes Moreira Rios, Secretaria de Educação do Distrito Federal

Possui graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário de Brasília (2001). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tópicos Específicos de Educação. É professora da educação básica da SEDF, desde o ano de 2003.

Downloads

Publicado

2019-08-29