O enfrentamento da violência contra a mulher no contexto da Educação de Jovens e Adultos: A experiência de uma escola da Cidade Estrutural
Palavras-chave:
Enfrentamento, violência, mulheres, Cidade Estrutural, Lei Maria da PenhaResumo
O presente relato de experiência descreve o desenvolvimento do projeto “Mulher: uma maioria oprimida‟ em uma escola da rede pública do Distrito Federal, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), noturno, localizada na Cidade Estrutural, onde atuamos. Pretende-se, com esse trabalho, trazer à baila a importância do debate sobre o enfrentamento das violências relacionadas às questões de gênero, assim como a necessidade de empoderamento feminino no contexto social brasileiro, a fim de que possam ser superadas as situações de risco e violência às quais estão submetidas as mulheres na atualidade. A temática central do projeto foi discutida a partir do estudo da Lei Maria da Penha, que em 2018 completou 12 anos de publicação. Destacou-se, com o desenvolvimento do projeto, a importância de envolvimento dos estudantes nas discussões sobre a violência contra a mulher, de modo a contribuir para a sua tomada de consciência e ressignificar o conhecimento adquirido no contexto escolar, possibilitando-lhes a transformação das realidades de seu meio social.
Palavras-chave: Enfrentamento. Violência. Mulheres. Lei Maria da Penha.
Confronting violence against women in the context of Youth and Adult Education: The experience of a school in Cidade Estrutural
Abstract: This experience report describes the development of the project “Woman: an oppressed majority‟ in a public school in the Federal District, in the modality of Youth and Adult Education (EJA), at night, located in Cidade Estrutural, where we operate. The aim of this work is to bring to light the importance of the debate on the confrontation of violence related to gender issues, as well as the need for female empowerment in the Brazilian social context, so that risk situations can be overcome and violence to which women are subjected today. The central theme of the project was discussed based on the study of the Maria da Penha Law, which in 2018 completed 12 years of publication. With the development of the project, the importance of involving students in discussions about violence against women was highlighted, in order to contribute to their awareness and reframe the knowledge acquired in the school context, enabling them to transform realities of their social environment.
Keywords: Confrontation. Violence. Women. Maria da Penha Law.