Alfabetização e letramento: um estudo no contexto do Distrito Federal no período pandêmico
Palavras-chave:
Educação, Alfabetização, Letramento, Ensino remoto, Ensino e AprendizagemResumo
Este estudo objetivou analisar as concepções e práticas de alfabetização e letramento diante dos desafios que o ensino remoto vinha impondo ao ensino da leitura e da escrita no 1º ano do ensino fundamental. Teoricamente, está ancorado em autores, tais como: Morais (2012), Soares (2021), entre outros. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, ancorada na análise de conteúdo temática (BARDIN, 1977). A produção dos dados ocorreu em duas turmas de 1º ano, de duas escolas da Secretaria de Educação do Distrito Federal, em 2021, contando com observações de aula (duas em uma e três em outra turma) e entrevistas semiestruturadas. Em relação às práticas alfabetizadoras, constatou-se que os docentes recorreram a atividades voltadas para a alfabetização, porém, pouco se investiu em letramento. Ressalta-se que, embora as coordenadoras revelassem, em suas narrativas, a defesa pela perspectiva de alfabetizar letrando, parecia não ocorrer um trabalho articulado entre essas profissionais e os docentes.