Alfabetização e letramento: um estudo no contexto do Distrito Federal no período pandêmico

Authors

  • Priscila da Silva Rocha Leira UnB
  • Solange Alves de Oliveira Mendes UnB

Keywords:

Educação, Alfabetização, Letramento, Ensino remoto, Ensino e Aprendizagem

Abstract

This study proposed to analyze the conceptions and practices of literacy and
alphabetization in the face of the challenges that remote teaching has been imposing
on the apprenticeship of reading and writing in the 1st year of elementary school.
Theoretically, it is anchored in authors such as: Morais (2020), Soares (2021), among
others. This is a qualitative research, anchored in thematic content analysis (BARDIN,
1977). The data production occurred in two 1st year classes of two schools of the
Federal District Department of Education, in 2021, with class observations (two in one
and three in another class) and semi-structured interviews. Regarding literacy
practices, it was found that teachers resorted to literacy-oriented activities. However,
little was invested in literacy. It is noteworthy that, although the coordinators revealed
in their narratives the defense of the perspective of teaching literacy, there seemed to
be no articulated work between these professionals and the teachers.
Keyword: Education. Literacy. Alphabetization. Remote teaching. Teaching and
Learning

Author Biographies

Priscila da Silva Rocha Leira, UnB

Professora da Educação Infantil na Cooperativa Educacional de Inema - COPEDIN em Salvador (2023). Estudante na Universidade Federal da Bahia - UFBA (2023) no curso de Secretariado Executivo. Graduada em Pedagogia pela Universidade de Brasília UnB (2022); Foi monitora da Dra. Solange Alves na disciplina de processos de alfabetização e letramento na Universidade de Brasília - UnB (2021); Ingressou no curso de pedagogia UFBA – (2017); Cursou um ano Secretariado Executivo- UFBA (2008); Pós-graduada em MBA Gestão de Marketing Competitivo - Candido Mendes (2006); Curso de Proficiência língua Inglesa – Wizard (2005); Graduada em Bacharelado em Administração de Empresas – FIB (2003).

Solange Alves de Oliveira Mendes, UnB

Possui graduação em Pedagogia e Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. Concluiu o curso de Doutorado em Educação na UFPE em 2010, realizando-o em articulação com o Institut National de Recherche Pédagogique, através do doutorado sanduíche. Atuou como docente dos anos iniciais do ensino fundamental, inclusive com a Educação de Jovens e Adultos nas Prefeituras Municipais de Olinda e do Jaboatão dos Guararapes/PE. Integrou, como docente, a área de Didática e Estágio nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e na Educação Infantil, no período de 2010 a 2013, na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás. No campo da pesquisa, tem se dedicado a analisar concepções, práticas de alfabetização e letramento, ciclos de aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental, Progressão do ensino da leitura e da escrita no Bloco Inicial de Alfabetização, Alfabetização na transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, entre outros. Em 2013, ingressou na Faculdade de Educação da Universidade de Brasília na área de Didática. Em 2016, passou a atuar na área de Língua Materna, Alfabetização e Literatura (FE-UnB). A partir de 2017, ingressou no programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UnB.

Published

2023-11-30