Produção de materiais adaptados para estudantes com deficiência visual utilizando impressora 3D

Autores

  • Thales Flávio Santos de Camargos SEEDF
  • Bárbara Lira de Oliveira SEEDF
  • Giovanna Caldas Serpa SEEDF
  • Miguel Henrique Rodrigues de Lacerda SEEDF
  • Lucimar Domingos Moreira SEEDF
  • Marina Magalhães Teixeira SEEDF

Palavras-chave:

Impressora 3D, Produção de materiais didáticos, Acessibilidade, Deficiência visual

Resumo

Considerando o direito à educação de alunos com algum tipo de deficiência, adequações curriculares e de espaço físico da escola tornam-se necessárias para o melhor desenvolvimento intelectual, social e pessoal desses estudantes. Esta pesquisa apresenta uma análise, realizada em uma escola pública do Paranoá, Distrito Federal, tendo como objetivo geral tornar o aprendizado nas escolas públicas mais acessível para as pessoas com deficiência visual. O projeto propõe adaptações pedagógicas em braille utilizando impressora 3D. Utilizou-se entrevistas como ferramenta para coleta de dados, de forma qualitativa, para identificar as demandas específicas e elaborar recursos pedagógicos e de acessibilidade que busquem eliminar as barreiras existentes e busquem garantir a inclusão e autonomia dos estudantes. A construção de materiais adaptados e de promoção à acessibilidade dos alunos com deficiência visual prioriza o ensino-aprendizado e os direitos ao desenvolvimento integral, à educação e à cidadania desses estudantes.

Biografia do Autor

Thales Flávio Santos de Camargos, SEEDF

Estudante egresso do atendimento da Sala de Recursos Específica de Altas Habilidades/Superdotação da Coordenação Regional de Ensino do Paranoá e Itapoã

Bárbara Lira de Oliveira, SEEDF

Estudante do Ensino Médio e egressa do atendimento da Sala de Recursos Específica de Altas Habilidades/Superdotação da Coordenação Regional de Ensino do Paranoá e Itapoã.

Giovanna Caldas Serpa, SEEDF

Estudante do Ensino Fundamental e da Sala de Recursos Específica de Altas Habilidades/Superdotação da Coordenação Regional de Ensino do Paranoá e Itapoã.

Miguel Henrique Rodrigues de Lacerda, SEEDF

Estudante do Ensino Médio e egresso do atendimento da Sala de Recursos Específica de Altas Habilidades/Superdotação da Coordenação Regional de Ensino do Paranoá e Itapoã.

Lucimar Domingos Moreira, SEEDF

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade de Brasília, UnB (2000). Professora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Atua na Sala de Recursos Específica de Altas Habilidades/Superdotação na Área Acadêmica.

Marina Magalhães Teixeira, SEEDF

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade de Brasília, UnB (2011). Professora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Atua na itinerância da Sala de Recursos Específica de Altas Habilidades/Superdotação.

Downloads

Publicado

2024-10-31