Projeto de ensino investigativo: uma escola de Ensino Médio de Ceilândia mais linda e arborizada!

Autores

  • Marcos Borzuk Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)
  • Cristiane Rodrigues Menezes Russo Universidade de Brasília (UnB)
  • Gabriel Meira do Nascimento Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)
  • Maria Eduarda Alves Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)

Palavras-chave:

Educação ambiental; cerrado; sustentabilidade; ensino por investigação.

Resumo

As plantas têm significativa importância para os seres vivos, pois participam de vários processos ecológicos que sustentam a vida no planeta e comumente estão relacionadas a projetos em Educação Ambiental (EA). As escolas várias vezes estão envolvidas em práticas voltadas ao meio ambiente, principalmente quando se
fala em projetos de Educação Ambiental, e nesses projetos, o ensino por investigação deve providenciar, aos estudantes, a manipulação de materiais e ferramentas para a realização de atividades práticas. Esta pesquisa procurou utilizar habilidades relacionadas à preservação e conservação da biodiversidade para a garantia da sustentabilidade do planeta, de maneira crítica, tendo como referência o Currículo em Movimento e a Base Nacional Comum Curricular. Objetivou-se arborizar parte de uma escola de ensino medio de Ceilandia com mudas do Cerrado, buscando para isso a sensibilização dos estudantes sobre a Educação Ambiental. A metodologia proposta para o projeto iniciou com a explanação sobre conceitos e questionamentos a respeito da EA, seguida de supervisão dos professores orientadores, orientações específicas sobre a implementação das mudas de árvores e também a avaliação do projeto e sua aplicação. Entre os vários resultados, um relevante para o ensino por investigação aliado a EA, foi o incremento da capacidade reflexiva sobre a importância de um meio ambiente saudável. Como conclusão percebeu-se que os estudantes demonstraram interesse significativo pela temática da Educação Ambiental.

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Publicado

2022-06-30