Projeto de ensino investigativo: uma escola de Ensino Médio de Ceilândia mais linda e arborizada!
Keywords:
Educação ambiental; cerrado; sustentabilidade; ensino por investigação.Abstract
As plantas têm significativa importância para os seres vivos, pois participam de vários processos ecológicos que sustentam a vida no planeta e comumente estão relacionadas a projetos em Educação Ambiental (EA). As escolas várias vezes estão envolvidas em práticas voltadas ao meio ambiente, principalmente quando se
fala em projetos de Educação Ambiental, e nesses projetos, o ensino por investigação deve providenciar, aos estudantes, a manipulação de materiais e ferramentas para a realização de atividades práticas. Esta pesquisa procurou utilizar habilidades relacionadas à preservação e conservação da biodiversidade para a garantia da sustentabilidade do planeta, de maneira crítica, tendo como referência o Currículo em Movimento e a Base Nacional Comum Curricular. Objetivou-se arborizar parte de uma escola de ensino medio de Ceilandia com mudas do Cerrado, buscando para isso a sensibilização dos estudantes sobre a Educação Ambiental. A metodologia proposta para o projeto iniciou com a explanação sobre conceitos e questionamentos a respeito da EA, seguida de supervisão dos professores orientadores, orientações específicas sobre a implementação das mudas de árvores e também a avaliação do projeto e sua aplicação. Entre os vários resultados, um relevante para o ensino por investigação aliado a EA, foi o incremento da capacidade reflexiva sobre a importância de um meio ambiente saudável. Como conclusão percebeu-se que os estudantes demonstraram interesse significativo pela temática da Educação Ambiental.