Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original, inédita, escrita em língua portuguesa e não está sendo avaliada para publicação em outra revista.
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word (.doc/.docx), OpenOffice (.odt) ou Rich Text (.rtf).
  • A submissão inclui biografia resumida e vínculo institucional dos autores; dados a serem enviados em arquivo separado do manuscrito principal.
  • No caso de haver imagens e gráficos, os mesmos estão sendo enviados também em arquivos à parte (extensões: .jpeg, .xls, .xlsx), preferencialmente em alta resolução (300 dpi).
  • O texto possui espaçamento simples e fonte de corpo 12 padronizados para todo o texto e, se for artigo, contém entre 2.000 e 4.000 palavras; se for relato de experiência contém entre 1.000 e 2.000 palavras.
  • O manuscrito possui título, resumo (entre 100 e 250 palavras) e palavras-chave (de três a seis palavras não abreviadas, separadas por ponto) em português. É recomendado incluir também o Abstract (resumo em inglês) e keywords (palavras-chave em inglês).
  • O assunto principal abordado no trabalho explora temáticas relacionadas a quaisquer áreas do conhecimento a partir de metodologias científicas, priorizando conteúdos vinculados ao currículo da educação básica.
  • O uso de imagens e figuras foi devidamente autorizado pelos detentores dos direitos autorais das obras reproduzidas (mesmo que a reprodução seja apenas parcial).
  • A utilização de fotografias que contenham imagens de pessoas foi realizada com o consentimento dos participantes da pesquisa e demais envolvidos.
  • O trabalho segue esses e os demais requisitos descritos nas Normas de Publicações.

Diretrizes para Autores

 

Os autores devem ler atentamente as NORMAS DE PUBLICAÇÃO da Revista Com Censo Jovem (RCCJ) e adequar o trabalho ao formato da revista antes de realizar a submissão. Para fins de padronização das submissões, a RCCJ encoraja autores a utilizarem as recomendações contidas no MANUAL DE PADRONIZAÇÃO DE TEXTOS elaborado pela Revista Com Censo, considerando o mínimo/máximo de palavras para o tipo de texto escolhido de acordo com as informações desta página. Caso seja necessário auxílio no processo de submissão, consulte o Tutorial para submissão na Plataforma OJS e se dúvidas permanecerem, entre em contato por e-mail.

Artigos

Produção textual original, de caráter expositivo-argumentativo, que apresente, sintetize, análise e/ou discuta conceitos, métodos, abordagens, técnicas, processos e/ou resultados empíricos de pesquisas na área de educação e relacionados às áreas temáticas de interesse da revista.
Tamanho: de 2 mil a 4 mil palavras, contabilizadas a partir da introdução até as considerações finais.
Estrutura: Título, Resumo com palavras-chave, Introdução (tema/objetivo), Metodologia, Resultados, Discussão, Considerações finais, Referências (ABNT).

Relatos de Experiência

Produção textual original, de caráter descritivo-narrativo e/ou expositivo-argumentativo, que discorra sobre estudos de caso ou exponha um determinado projeto, ação educativa ou pesquisa realizada e/ou vivenciada pelos(as) autores(as), e que tenha alguma relação com assuntos pertinentes às áreas temáticas de interesse da Revista.
Tamanho: de 1 mil a 2 mil palavras, contabilizadas a partir da introdução até as considerações finais.
Estrutura: Título, Resumo com palavras-chave, Introdução (tema/objetivo), Metodologia, Resultados, Considerações finais, Referências (ABNT).

Iniciação Científica na Educação Infantil

Produção textual original, de caráter descritivo-narrativo e/ou expositivo-argumentativo, que discorra sobre estudos de caso ou exponha um determinado projeto na educação infantil, ação educativa ou pesquisa realizada e/ou vivenciada pelos(as) autores(as), e que tenha alguma relação com assuntos pertinentes às áreas temáticas de interesse da Revista.
Tamanho: de 1 mil a 2 mil palavras, contabilizadas a partir da introdução até as considerações finais.
Estrutura: Título, Resumo com palavras-chave, Introdução (tema/objetivo), Metodologia, Resultados, Considerações finais, Referências (ABNT).

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.