Ensino e aprendizagem na educação especial: a importância da adaptação de materiais pedagógicos

Autores

  • Rejane Andrade de Paula Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)
  • Vânia de Sousa Barbosa Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)
  • Rosimeire Pereira dos Santos Magalhães Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)
  • Patrícia Shirley Vieira Pinho Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)
  • Bruna Freitas dos Santos Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)
  • Carlos Antônio Silva Barbosa Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)

Palavras-chave:

Educação Especial, Educação de Jovens e Adultos, Classe Bilíngue Diferenciada, Surdos, Surdocegos, Inclusão

Resumo

O objetivo central do estudo foi verificar a importância de aulas e materiais pedagógicos manipuláveis adaptados na promoção de um ensino e aprendizagem adequado às necessidades educativas de alunos do ensino especial. Para a análise do estudo foram reunidos dados através da observação e do registro dos estudantes nas atividades propostas. Os materiais pedagógicos foram produzidos utilizando recursos táteis, com ampliação, pensando em alcançar principalmente alunos baixa visão, cegos e surdo-cegos. Ficou demonstrado que estudantes com necessidades específicas desenvolvem bem sua aprendizagem a partir de práticas, metodologias e materiais pedagógicos manipuláveis adaptados e adequados. A proposta beneficiou os estudantes que tiveram acesso ao material adaptado, garantindo desta forma, uma educação verdadeiramente inclusiva.

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Publicado

2022-06-30