Atenção Atípica no Transtorno do Espectro Autista: Reflexões voltadas à intervenção
Palavras-chave:
Autismo, Atenção, Atenção atípica, Gesto indicativo, Teoria Histórico-Cultural, Processos interventivosResumo
Pretendeu-se com este estudo, promover uma reflexão acerca da gênese e do desenvolvimento da atenção da criança, dentro de um sistema interfuncional complexo e de algumas de suas especificidades nas condutas de pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Nosso foco se direcionou, especialmente, para o estudo da atenção compartilhada (conjunta) que, segundo o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5, 2014) e estudos da área, apresenta-se prejudicada ou com a ausência dos gestos indicativos em crianças com autismo. Essa concepção foi problematizada neste artigo com estudos de pesquisadores que discutem amplamente o tema sob o aporte da Teoria Histórico-Cultural, matriz que fundamenta nossos argumentos. Como conclusão do estudo interpretamos que não se pode admitir que crianças com autismo não desenvolvam atenção compartilhada por não se apropriarem dessa conduta de modo típico. Destacamos a existência de comportamentos compensatórios que se diferenciam de condutas habituais, dessa forma, defende-se que a atenção, em realidade, manifesta-se atipicamente nas pessoas com autismo. Por fim, enfatizamos a importância do papel crucial da práxis envolvendo ações coletivas, pois podem propiciar trocas enriquecidas entre pares com distintas experiências e provocar o desenvolvimento de diversas naturezas em cada um dos participantes do grupo.
Palavras-chave: Autismo. Atenção. Atenção atípica. Gesto indicativo. Teoria Histórico-Cultural.Atypical care in Autistic Spectrum Disorder: reflections aimed at intervention
Abstract: This article was intended to promote a reflection on the genesis and development of child care, within a complex interfunctional system and some of its specificities in the behavior of people with Autistic Spectrum Disorder (ASD). This investigation had as outline the bibliographical research on the theme “atypical care‟ and was discussed in this article in the light of the Historical-Cultural Theory, matrix that supports our arguments. Our focus was especially directed to the study of shared (joint) attention, which, according to the Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders (DSM-5, 2014) and studies in the area, is impaired or with the absence of indicative gestures in children with autism. As a conclusion of the study, we interpret that it is not possible to admit that children with autism do not develop shared attention because they do not adopt this behavior in a typical way. We highlight the existence of compensatory behaviors that differ from usual behaviors, thus, it is argued that attention actually manifests itself atypically in people with autism. Finally, we emphasize the importance of the crucial role of praxis involving collective actions, as they can provide enriched exchanges between peers with different experiences and provoke the development of different natures in human behavior.
Keywords: Autism. Heads up. Atypical attention. Indicative gesture. Historical-Cultural Theory.