A profissionalidade e os sentidos de humanização docente na inclusão escolar: analisando o Distrito Federal
Palavras-chave:
Profissionalidade Docente, Inclusão Escolar, Sentidos de Humanização, Ensino Fundamental, Distrito FederalResumo
Este trabalho traz uma discussão sobre os elementos estruturantes da profissionalidade docente no contexto da inclusão escolar. Para tanto, foca na análise sobre os sentidos de humanização do professor na inclusão escolar com base nos pressupostos do materialismo histórico dialético, teoria histórico cultural e os sentidos construídos por professores da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal – SEEDF que estavam atuando em escolas inclusivas, nos anos iniciais do ensino fundamental, durante a pesquisa. Essa discussão faz parte do elemento visão de escola inclusiva no processo de humanização que dialoga ainda com os demais elementos da construção da profissionalidade analisada: as formas de organização do trabalho pedagógico e o enfrentamento das marcas do trabalho docente. Foram aplicados 600 questionários com o retorno de 179 professores respondentes. Com os resultados obtidos dessa pesquisa evidenciamos um movimento do professor em direção à luta pela humanização. Identificamos dois sentidos de humanização, a saber: o sentido de alienação, marcado pelo caráter assistencialista e clínico (foco no diagnóstico) e o sentido de emancipação, cujo professor percebe a peculariedade do sujeito, contudo, não limita seu desenvolvimento diante das questões biológicas, compreende a importância da função social da escola, que é ensinar e desenvolver o conhecimento cientifico para todos os alunos. Palavras-chave: Profissionalidade Docente. Inclusão Escolar. Sentidos de Humanização. Ensino Fundamental. Distrito Federal.Professionality and the senses of teacher humanization in school inclusion: Analyzing the Federal District
Abstract: This work presents a discussion about the structuring elements of teaching professionality in the context of school inclusion. Therefore, it focuses on the analysis of the meanings of teacher humanization in school inclusion based on the assumptions of dialectical historical materialism, cultural historical theory and the meanings constructed by teachers from the State Department of Education of the Federal District - SEEDF who were working in schools inclusive, in the early years of elementary school, during the research. This discussion is part of the element of vision of an inclusive school in the humanization process, which also dialogues with the other elements of the construction of the analyzed professionality: the forms of organization of the pedagogical work and the confrontation of the marks of the teaching work. 600 questionnaires were applied with the feedback of 179 responding teachers. With the results obtained from this research, we evidence a movement of the teacher towards the fight for humanization. We identified two senses of humanization, namely: the sense of alienation, marked by the welfare and clinical character (focus on diagnosis) and the sense of emancipation, whose teacher perceives the peculiarity of the subject, however, does not limit their development in the face of biological issues, understands the importance of the school's social function, which is to teach and develop scientific knowledge for all students.
Keywords: Teaching Professionality. School inclusion. Senses of Humanization. Elementary School. Federal District.