Trabalho e projeto de vida: Competência para a quarta Revolução Industrial

Autores

  • Klever Corrente Silva Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal
  • Olgamir Francisco de Carvalho Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Trabalho, Projeto de Vida, Quarta Revolução Industrial, Orientação Vocacional e Profissional, Educação

Resumo

O mundo, nos últimos anos, vivencia transformações profundas que emergem da Quarta Revolução Industrial. Iniciada no século XXI e baseada na revolução digital, a Revolução em questão é caracterizada pelo desenvolvimento de tecnologias digitais mais sofisticadas e integradas. As mudanças disruptivas, que tais tecnologias trazem para o mundo do trabalho, reconfiguram as ocupações e as competências dos indivíduos. Nesse contexto, é necessário que as pessoas estejam preparadas e tenham compatibilidade entre suas competências e as necessidades do novo paradigma, portanto, o propósito educacional emergente é preparar os indivíduos para o futuro incerto e que demanda flexibilidade. Diante disso, objetivo deste artigo é entender a competência de compreensão do mundo do trabalho e de realização de escolhas alinhadas ao projeto de vida levando em consideração o contexto da Quarta Revolução Industrial. Como metodologia, utilizou-se da revisão teórica e da pesquisa documental para atingir os objetivos propostos por esta investigação. Evidenciou-se as características da Quarta Revolução Industrial, a relação dialética entre a educação e o trabalho e a importância do trabalho com Projeto de Vida nessa conjuntura. Constata-se que o desenvolvimento da competência “Trabalho e Projeto de Vida‟ no ambiente educacional é capaz de habilitar os alunos a avaliarem e enfrentarem a escolhas e decisões compatíveis com o seu projeto de vida.

Palavras-chave: Trabalho. Projeto de vida. Quarta Revolução Industrial. Orientação Vocacional e Profissional. Educação.

Work and Life Project: competence for the Fourth Industrial Revolution

Abstract: The world, in recent years, has been experiencing profound changes that emerged from the Fourth Industrial Revolution. Initiated in the 21st century and based on the digital revolution, the Revolution in question is characterized by the development of more sophisticated and integrated digital technologies. The disruptive changes that such technologies bring to the world of work reconfigure the occupations and skills of individuals. In this context, it is necessary that people are prepared and have compatibility between their skills and the needs of the new paradigm, therefore, the emerging educational purpose is to prepare individuals for an uncertain future that demands flexibility. Therefore, the purpose of this article is to understand the competence of understanding the world of work and making choices aligned with the life project, taking into account the context of the Fourth Industrial Revolution. As a methodology, we used the theoretical review and documentary research to achieve the objectives proposed by this investigation. It highlighted the characteristics of the Fourth Industrial Revolution, the dialectical relationship between education and work and the importance of working with Life Project in this context. It appears that the development of the competency "Work and Life Project" in the educational environment is able to enable students to assess and face choices and decisions compatible with their life project.
Keywords:
Work. Life project. Fourth Industrial Revolution. Vocational and Professional Guidance. Education.

Biografia do Autor

Klever Corrente Silva, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Klever Corrente Silva é mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação - modalidade profissional (UnB). Especialista em Orientação Profissional e de Carreira (Faculdade Futura - 2019), em Docência do Ensino Superior (IESA - 2016) e em Gestão Escolar (IESA - 2015). Bacharel em Administração (FAJESU - 2013), Licenciado em Pedagogia (IESA - 2015) e Licenciado em Educação Profissional (IFB - 2017). Foi professor temporário de Administração na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) e professor substituto de Gestão no Instituto Federal de Brasília (IFB). Atualmente é Professor de Educação Básica - Componente Curricular: Atividades na SEEDF. Tem interesse epistemológico, sobretudo, na relação educação e trabalho, investigando, principalmente, os seguintes temas: orientação vocacional e profissional, educação profissional, carreira e profissão. Contato: klever.cs@gmail.com.

Olgamir Francisco de Carvalho, Universidade de Brasília

Olgamir Francisco de Carvalho é doutora em Educação pela UNICAMP – Campinas, mestre em Educação pela PUC-SP e graduada em Pedagogia pela Universidade de Brasília (UnB). É professora associada da Universidade de Brasília, onde atua na graduação e na pós-graduação. Lidera o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação e Trabalho – NEPET. É vice-coordenadora do Núcleo de Estudos Estratégicos do CEAM/UnB e coordenadora do Observatório da Juventude da UnB. Contato: olgamirc@gmail.com.

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Publicado

2019-11-19