Por que a educação deve se interessar pela compreensão humana: uma habilidade para o século XXI proposta pelo paradigma da complexidade
Palavras-chave:
Compreensão Humana, Complexidade, Educação, Reforma do Pensamento, DialogicidadeResumo
Este artigo de reflexão objetiva analisar as aprendizagens que o desenvolvimento da compreensão humana requer e examina por que deveria ser uma área de interesse nos contextos educativos. Elaborado como pesquisa documental, o texto incorporou em seu marco analítico Edgar Morin, autor que aborda, desde a década de 1990, a compreensão humana em perspectiva complexa – do latim, complexus quer dizer o que está tecido bem junto. A análise indica que entre as principais aprendizagens que favorecem o desenvolvimento e exercício da compreensão humana estão a reforma do pensamento, o autoconhecimento, o reconhecimento da condição humana, a empatia e a comunicação dialógica.
Palavras-chave: Compreensão Humana. Complexidade. Educação. Reforma do Pensamento. Dialogicidade.
Why Education Should Be Interested in Human Understanding: a 21st Century Skill Proposed by the Complexity Paradigm
This reflection article aims to analyze the learning that the development of human understanding requires and examines why it should be an area of interest in educational contexts. Prepared as a documentary research, the text incorporated in its analytical framework Edgar Morin, an author who has addressed, since the 1990s, human understanding in a complex perspective – from Latin, complexus means what is woven together. The analysis indicates that among the main lessons that favor the development and exercise of human understanding are thought reform, self-knowledge, recognition of the human condition, empathy and dialogic communication.
Keywords: Human Understanding. Complexity. Education. Thought Reform. Dialogic.
Por qué la educación debería estar interesada en la comprensión humana: una habilidad del siglo XXI propuesta por el paradigma de la complejidad
Resumen: Este artículo de reflexión tiene por objetivo analizar los aprendizajes que requiere el desarrollo de la comprensión humana y discutir por qué debería ser un área de interés en los entornos educativos. Elaborado como una investigación documental, el texto ha incorporado en su marco analítico a Edgar Morin, autor que trata desde la década de 1990 de la comprensión humana en perspectiva compleja – del latín, complexus significa lo que está tejido bien junto. El análisis apunta que entre los principales aprendizajes que favorecen el desarrollo y ejercicio de la comprensión humana están la reforma del pensamiento, el autoconocimiento, el reconocimiento de la condición humana, la empatía, y la comunicación dialógica.
Palabras clave: Comprensión Humana. Complejidad. Educación. Reforma del Pensamiento. Dialogicidad.