Do lugar de onde venho a resistência não começa na ocupação, ela vem de antes: As adolescentes e a interseccionalidade de gênero, sexualidade, raça e classe no contexto das ocupações

Autores

  • Aldenora Conceição Macedo SEEDF/UnB
  • Renata Almeida D´´´´avila

Palavras-chave:

Interseccionalidade, Juventude, Feminismo, Ocupações de escolas

Resumo

Este trabalho é fruto de uma pesquisa impulsionada pelo ciclo de ocupações protagonizado pelas/os estudantes brasileiras/os em todo o país no ano de 2016. O presente artigo, que adota uma perspectiva feminista, tem por objetivo analisar como as questões interseccionais das jovens que participaram das ocupações de escolas públicas do Distrito Federal em 2016 interferiram nas relações sociais entre elas estabelecidas, bem como se esses movimentos serviram de espaço de fomento para discussões envolvendo as questões da diferença e desigualdade. Do ponto de vista metodológico, na primeira parte da pesquisa adotamos a observação participante, por nos possibilitar o contato direto com o fenômeno social a ser investigado e a incorporação ao grupo estudado e, em um segundo momento, realizamos entrevistas individuais com a utilização de roteiro semiestruturado. De modo a contextualizar os acontecimentos, apresentamos um histórico das ocupações ocorridas no país a partir de 2015, em especial a do ano de 2016, denominada de “Primavera Secundarista‟, relacionando-as com o cenário político vivenciado na América Latina. Na sequência, introduzimos nossas atrizes, sujeitos da pesquisa e, tendo como ponto de partida os diálogos com essas estudantes, concebemos algumas reflexões sobre como as questões de gênero, sexualidade, raça, classe e geração foram vivenciadas no cenário das ocupações. Ao final, foram efetuadas algumas considerações acerca da capacidade crítica e organizacional que a juventude possui, destacando a necessidade de as/os educadoras/es estarem atentos às demandas das/os estudantes, comuns a um país plural onde a educação invisibiliza as especificidades das juventudes, suas diferentes vulnerabilidades e potencialidades.

Palavras-Chave: Ocupações de escolas. Feminismo. Juventude. Interseccionalidade.

Where I come from, resistance doesn't start with occupation, it comes from before: Adolescents and the intersection of gender, sexuality, race and class in the context of occupations

Abstract: This work is the result of a research driven by the cycle of occupations carried out by Brazilian students across the country in 2016. This article, which adopts a feminist perspective, aims to analyze how the intersectional issues of young women participated in the occupations of public schools in the Federal District in 2016, interfered in the social relations established between them, as well as whether these movements served as a space for fostering discussions involving issues of difference and inequality. From a methodological point of view, in the first part of the research, we adopted participant observation, as it allows us to have direct contact with the social phenomenon to be investigated and to incorporate it into the studied group. In a second moment, we conducted individual interviews using a script semi-structured. In order to contextualize the events, we present a history of occupations that took place in the country since 2015, especially in 2016, called “Secondary Spring‟, relating them to the political scenario experienced in Latin America. Next, we introduce our actresses, research subjects and, taking as a starting point the dialogues with these students, we conceived some reflections on how issues of gender, sexuality, race, class and generation were experienced in the occupations scenario. At the end, some considerations were made about the critical and organizational capacity that youth have, highlighting the need for educators to be attentive to the demands of students, common to a plural country where education makes the specificities of youth invisible. , their different vulnerabilities and potentials.

Keywords: School occupations. Feminism. Youth. Intersectionality.

Downloads

Publicado

2019-08-29