Educação para as sexualidades: Apontamentos a partir da perspectiva histórico-cultural de Vigotski
Palavras-chave:
Perspectiva Histórico-Cultural, Homossexualidade, Educação para as SexualidadesResumo
Este trabalho tem por objetivo analisar criticamente a construção ideológica e histórica do preconceito contra homossexuais e seus impactos na constituição desses sujeitos, principalmente aqueles atrelados à vivência da sexualidade e do afeto nos espaços escolares. Por meio de uma revisão crítica de literatura que se articula entre os estudos de gênero e sexualidade e a perspectiva histórico-cultural de Vigotski, fomos capazes de perceber as marcas subjetivas que a escola imprime na vida de sujeitos homossexuais, como um ambiente circunscrito pela heteronormatividade, heterossexismo e homofobia. Com isso, para assumir uma nova postura, a escola necessita viabilizar a existência plena de sujeitos homossexuais, não negligenciando sofrimentos, advindos dos preconceitos inerentes a este público. Além disso, a escola deve incluir em seus projetos político-pedagógicos o combate à homofobia e oportunizar uma educação para as sexualidades não normatizadora – que se organize para além dos aspectos biológicos. Essas ações, quando orquestradas a partir de princípios democráticos e vinculados aos direitos humanos, são capazes de propiciar um ambiente acolhedor de respeito e de celebração da diferença.
Palavras-chaves: Perspectiva Histórico-Cultural. Homossexualidade. Educação para as Sexualidades.
Education for sexualities: Notes from the historical-cultural perspective of Vigotski
Abstract: This work aims to critically analyze the ideological and historical construction of prejudice against homosexuals and its impacts on the constitution of these subjects, especially those linked to the experience of sexuality and affection in school spaces. Through a critical literature review that articulates between gender and sexuality studies and Vigotski's historical-cultural perspective, we were able to perceive the subjective marks that the school imprints on the lives of homosexual subjects, as an environment circumscribed by heteronormativity , heterosexism and homophobia. Thus, to assume a new posture, the school needs to enable the full existence of homosexual subjects, not neglecting suffering, arising from prejudices inherent to this public. In addition, the school must include in its political-pedagogical projects the fight against homophobia and provide opportunities for non-standardizing sexuality education – which is organized beyond biological aspects. These actions, when orchestrated from democratic principles and linked to human rights, are capable of providing a welcoming environment of respect and celebration of difference.
Keywords: Historical-Cultural Perspective. Homosexuality. Education for Sexualities.