Uma experiência de mecenato em biblioteca escolar no Distrito Federal

Autores

  • Luciana Pontes Roscoe SEEDF

Palavras-chave:

Parceria empresarial, Biblioteca Escolar, Leitura ativa, Comunidade

Resumo

Em consonância com os princípios da Educação Integral, orientado pelas diretrizes descritas no texto do “Currículo em Movimento do DF‟ (unicidade da teoria e prática; interdisciplinaridade e contextualização; diversificação de formas de produção do conhecimento), este relato tem por objetivo demonstrar que a parceria com o mecenato empresarial na área de educação estabelece de forma muito positiva o diálogo da escola com comunidade, a fim de dotar a biblioteca escolar de infraestrutura material e de recursos humanos capaz de transformá-la em espaço de afirmação de identidade e em rico laboratório de aprendizagem, rompendo muros escolares e articulando políticas públicas de diferentes campos como forma de qualificar a educação. A atuação da biblioteca como protagonista da interferência no processo ensino-aprendizagem tem como suporte as lições de Beaud (BEAUD, Entrevista com Stéphanie Beaud: http://ac-versailles.fr/pedagogi/ses/vie-ses/hodebas/beaud1.htm) e Michèle Petit (PETIT, 2008.), elegendo-se como diretriz para a nova conduta pedagógica a máxima “A relação com a cultura escrita é um elemento essencial para o êxito escolar, é mesmo chave de tudo‟.

Downloads

Publicado

2018-08-21