Uma experiência de mecenato em biblioteca escolar no Distrito Federal
Palavras-chave:
Parceria empresarial, Biblioteca Escolar, Leitura ativa, ComunidadeResumo
Em consonância com os princípios da Educação Integral, orientado pelas diretrizes descritas no texto do “Currículo em Movimento do DF‟ (unicidade da teoria e prática; interdisciplinaridade e contextualização; diversificação de formas de produção do conhecimento), este relato tem por objetivo demonstrar que a parceria com o mecenato empresarial na área de educação estabelece de forma muito positiva o diálogo da escola com comunidade, a fim de dotar a biblioteca escolar de infraestrutura material e de recursos humanos capaz de transformá-la em espaço de afirmação de identidade e em rico laboratório de aprendizagem, rompendo muros escolares e articulando políticas públicas de diferentes campos como forma de qualificar a educação. A atuação da biblioteca como protagonista da interferência no processo ensino-aprendizagem tem como suporte as lições de Beaud (BEAUD, Entrevista com Stéphanie Beaud: http://ac-versailles.fr/pedagogi/ses/vie-ses/hodebas/beaud1.htm) e Michèle Petit (PETIT, 2008.), elegendo-se como diretriz para a nova conduta pedagógica a máxima “A relação com a cultura escrita é um elemento essencial para o êxito escolar, é mesmo chave de tudo‟.