Experiência leitora e escrita criativa: Relatos da prática docente do projeto Mulheres Inspiradoras

Autores

  • Gleiser Mateus Ferreira Valério UnB/SEEDF
  • Anelise Tonel Barcelos SEEDF

Palavras-chave:

Leitura, Escrita, Feminino, Ensino, Transformação

Resumo

O projeto Mulheres Inspiradoras foi idealizado e desenvolvido pela professora Gina Vieira Ponte em 2012 no CEF 12 de Ceilândia e, posteriormente, ampliado para 15 escolas do Distrito Federal, da qual se destaca o CEF 31, local de realização das pesquisas que compõem o presente artigo. O objetivo central é analisar a importância do uso de projetos de leitura para promoção de uma educação transformadora e emancipadora, na qual o estudante assuma a posição de protagonista no que tange à cidadania e à compreensão de temáticas problema na sociedade – em especial a situação da mulher, a violência, o machismo e a misoginia. Para tal, realizamos atividades durante o ano de 2017, em turmas de nonos anos, que serão descritas por meio de um relato de prática docente, tendo como cerne questões relativas ao texto literário, à leitura e à escrita criativa como forma das alunas e dos alunos questionarem a si e a seu estar no mundo, frutos obtidos a partir do projeto Mulheres Inspiradoras, de sua formação docente e do material oferecido para sua realização

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Publicado

2018-08-21