Professor reflexivo na e para coordenação pedagógica na Educação básica pública: Tecendo (desa)fios
Palavras-chave:
Professor reflexivo, Coordenação pedagógica, Formação continuada, Educação básicaResumo
Este artigo qualitativo consiste em apresentar algumas reflexões suscitadas a partir da relação entre a formação continuada no paradigma do professor reflexivo e a função de coordenação pedagógica, traduzidas na experiência da construção do fazer pedagógico em ambiente escolar. Busca-se responder ao seguinte questionamento: que características do professor reflexivo são necessárias, para o desenvolvimento e para a formação, na coordenação pedagógica? Esta questão está presente no contexto das instituições de Educação Básica, explicitando a complexidade embutida na categorização do professor reflexivo e da coordenação pedagógica, sobretudo considerando a construção histórica desses conceitos no contexto brasileiro. Através deste trabalho, é possível ponderar sobre alguns de muitos aspectos que envolvem o desenvolvimento da coordenação pedagógica mediada por professores reflexivos e compreender que o desenvolvimento desta função não se limita às ideias de tarefas, mas se perpetua como caminho para novas reflexões sobre a coordenação pedagógica por práticas sociais na educação básica.