Professor reflexivo na e para coordenação pedagógica na Educação básica pública: Tecendo (desa)fios

Autores

  • Eduardo Dias da Silva SEEDF
  • Renato de Oliveira Dering Doutorando em Letras e Linguística pela Universidade Federal do Goiás (UFG). Mestre em Letras pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Graduado em Letras pela UFG. Professor Assistente do Centro Universitário de Goiás - Uni-ANHANGUERA. Pesquisador do grupo FORPROLL/UFVJM/CNPq

Palavras-chave:

Professor reflexivo, Coordenação pedagógica, Formação continuada, Educação básica

Resumo

Este artigo qualitativo consiste em apresentar algumas reflexões suscitadas a partir da relação entre a formação continuada no paradigma do professor reflexivo e a função de coordenação pedagógica, traduzidas na experiência da construção do fazer pedagógico em ambiente escolar.  Busca-se responder ao seguinte questionamento: que características do professor reflexivo são necessárias, para o desenvolvimento e para a formação, na coordenação pedagógica? Esta questão está presente no contexto das instituições de Educação Básica, explicitando a complexidade embutida na categorização do professor reflexivo e da coordenação pedagógica, sobretudo considerando a construção histórica desses conceitos no contexto brasileiro. Através deste trabalho, é possível ponderar sobre alguns de muitos aspectos que envolvem o desenvolvimento da coordenação pedagógica mediada por professores reflexivos e compreender que o desenvolvimento desta função não se limita às ideias de tarefas, mas se perpetua como caminho para novas reflexões sobre a coordenação pedagógica por práticas sociais na educação básica.

Biografia do Autor

Renato de Oliveira Dering, Doutorando em Letras e Linguística pela Universidade Federal do Goiás (UFG). Mestre em Letras pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Graduado em Letras pela UFG. Professor Assistente do Centro Universitário de Goiás - Uni-ANHANGUERA. Pesquisador do grupo FORPROLL/UFVJM/CNPq

Professor Assistente nas áreas de concentração: Língua Portuguesa, Educação e Sociedade e Cultura, no Uni-ANHANGUERA (Centro Universitário de Goiás). Professor do Ensino Básico no Colégio Anglo de Campinas (Goiânia - Goiás). É líder/pesquisador no Grupo do CNPq/UFVJM - FORPROLL, e pesquisador no grupo CNPq/UFG - INTERARTES. Desenvolve pesquisas na área de Letramentos e nas relações entre Letras e Ensino/Educação. 

Downloads

Publicado

2018-08-21