Formação continuada e transposição pedagógica: mosaico de práticas e vivências em Educação para as relações étnico-raciais

Autores

  • Renata Nogueira da Silva Uni-EAPE/SEEDF
  • Thais Nogueira Brayner SEEDF
  • Maria Clara Rodrigues Xavier SEEDF
  • Potyra Terena   SEEDF
  • Vanessa Rocha SEEDF
  • Clarissa Nogueira Borges SEEDF

Palavras-chave:

Uni-EAPE, formação continuada, relações étnico-raciais, escrita coletiva

Resumo

O objetivo deste artigo é compreender os processos de transposições pedagógicas desenvolvidos por cinco cursistas e uma formadora ao longo dos últimos cinco anos de formação continuada em Educação para as Relações Étnico-raciais ofertada pela Uni-Eape. Neste trabalho, as próprias cursistas apresentam, com suas próprias palavras, como as temáticas abordadas nos cursos impactaram suas vidas pessoal e profissional. O texto foi escrito de forma coletiva e colaborativa, permitindo, entre outras coisas, destacar a importância da formação como um espaço dialógico, pautado na troca de experiências e na reflexividade entre teoria e prática. Além disso, foi possível apontar o potencial transformador da educação continuada e diversidade de experiências que ela possibilita. A partir dos relatos produzidos individualmente por cada participante, buscamos construir um mosaico complexo de relatos sobre as implicações dessa formação em suas práticas pedagógicas e identidades profissionais.

Biografia do Autor

Renata Nogueira da Silva, Uni-EAPE/SEEDF

Professora da SEEDF desde 2005, onde atua como formadora de professores da Uni-EAPE desde 2019. Doutora em Antropologia pela UnB, pesquisadora do LEEG - UnB (Laboratorio de Estudos em Economias e Globalizações), tem realizado pesquisa nas áreas de: relações étnico-raciais, patrimônio imaterial, formação de professores/as, diversidade e História da África e sudeste asiático. Contato: renatadeiansanogueira@gmail.com

Thais Nogueira Brayner, SEEDF

Professora de Sociologia da SEEDF, Especialista em Sociologia Política (IUPERJ), mestra e doutoranda em Antropologia Social (UnB), além de pesquisadora na área de Educação, Antropologia e questão indígena. Contato: thais.sociologia@gmail.com

Maria Clara Rodrigues Xavier, SEEDF

Professora da SEEDF, militante do movimento social e grupos negros, pesquisadora sobre a história e cultura afro-brasileira, além de integrante dos Coletivos “Aya - mães e filhos da Ceilândia” e “Lélia González, presente!". Contato: mariaclara.rx@gmail.com

Potyra Terena  , SEEDF

Professora do Ensino Especial na SEEDF, militante do Movimento Indígena e escritora (seu nome civil é Eliane Alves Lima). Contato: potyraterenna@gmail.com

Vanessa Rocha, SEEDF

Professora de Português da SEEDF, Licenciada em Língua Portuguesa e Literaturas Portuguesa e Brasileira (UCB). Contato:  scrapnessinha@gmail.com

Clarissa Nogueira Borges, SEEDF

Mestra em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde pela Universidade de Brasília, Especialista em Psicologia Escolar e Educacional pelo Conselho Federal de Psicologia, atua no Atendimento Educacional Especializado ao Estudante com Altas Habilidades/Superdotação da SEEDF. Contato: bnclarissa@gmail.com

Downloads

Publicado

2024-11-30