Promovendo a publicação científica da e para a educação básica: dez anos da Revista Com Censo
Palavras-chave:
Periódico científico, Revista Com Censo, Educação Básica.Resumo
A Revista Com Censo (RCC), periódico científico fundado pela Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF), completou 10 anos em 2024 e vem cumprindo uma relevante função científico-pedagógica devido a essa especificidade. Assim, reafirma seu compromisso com a publicação nas áreas de Ensino e Educação, com o incentivo e divulgação de produções científicas e pedagógicas de professores/as e contribui para o fortalecimento da formação continuada na SEEDF. Nesse contexto, o objetivo deste artigo foi analisar os dados da Revista ao longo de sua existência, mapeando aspectos que revelam um retrato das produções, além do perfil daqueles/as que publicaram na RCC. Para isso, foi realizado um levantamento bibliométrico dos artigos e relatos publicados de 2014 a 2023 e analisadas informações referentes às métricas da Revista; às temáticas abordadas e ao perfil dos/as pesquisadores/as, como vínculo institucional e gênero. Este levantamento é uma primeira camada de exploração dos dados da Revista e deve ser aperfeiçoado em pesquisas futuras. Como resultado, destacou-se um aumento ao longo do tempo no número de submissões, publicações e diversidade de temas. O perfil de autoria revelou uma maioria de autores/as do Distrito Federal e do gênero feminino, divididos entre outras instituições além da SEEDF. Para o futuro, entende-se que há alguns desafios a serem vencidos que envolvem a exploração do potencial das novas tecnologias, a perspectiva interseccional e a ampliação de práticas relacionadas aos preceitos da ciência aberta visando a disseminação de conhecimento de forma mais inclusiva, democrática e dinâmica.