O aluno com deficiência e o cumprimento de medida socioeducativa de internação no Distrito Federal
Palavras-chave:
inclusão, estudante PCD, Unidade de Educação Socioeducativa, acesso e permanência do estudante socioeducativoResumo
Na socioeducação o ensino tem como prioridade ressocializar o jovem/adolescente em conflito com a lei. A inclusão de direitos de crianças e adolescentes tem sido intensamente debatida e implementada na maioria das modalidades de ensino. Faltam elementos para reconhecermos aluno com diagnóstico de deficiência e/ou transtorno no sistema socioeducativo e tornar essa necessidade e esse jovem visível para criarmos ferramentas metodológicas para facilitar a aprendizagem do aluno. O tempo de internação pretende promover crescimento educativo e socioemocional do aluno. Esse artigo tem como objetivo reconhecer um aluno com necessidades educacionais especiais dentro de uma unidade de internação e promover seu acolhimento e atendimento. Optou-se pela pesquisa de natureza qualitativa e descritiva, na qual se realizou uma revisão sistemática da literatura. A contribuição desse trabalho é levar a percepção que a inclusão é vista como um desafio, pois é incompreendida no sistema socioeducatico pelos vários setores que ali atuam. Essa proposta é fruto do percurso Direitos Humanos e Socioeducação, desenvolvido na (antiga) Gerência de Pesquisa e Formação Continuada para Modalidades da Educação Básica (GEMEB/EAPE) e que traz subsídios teóricos e práticos de metodologias exitosas aplicadas na Unidade de Internação do Distrito Federal para a ressocialização de jovens com deficiências e/ou transtornos que estejam em cumprimento dessas medidas estabelecidas por lei.