Ser professor é cuidar da autoria do aluno

Autores

  • Pedro Demo UnB
  • Danilo Maia SEEDF

Palavras-chave:

Pesquisa, Formação, Educação Básica, Educar pela Pesquisa, Conhecimento.

Resumo

Dando continuidade à série de entrevistas sobre pesquisa, divulgação cientifica e Educação Básica (EB) e, como parte das celebrações dos 10 anos da Revista Com Censo (RCC), em 2024, Pedro Demo é o segundo entrevistado desta edição RCC #37 e traz reflexões importantes sobre a relevância da pesquisa como princípio formativo para a difusão do conhecimento e popularização da ciência. A trajetória de Demo se confunde com as principais reflexões sobre a prática da pesquisa na EB que aliam a sofisticação acadêmica e a aplicação prática no cotidiano escolar, visando superar lacunas na produção de  conhecimento teórico e metodológico de professores. O entrevistado ainda enfatiza a relevância dos periódicos como o espaço necessário para promover o uso e partilha da pesquisa na Educação Básica.    

Downloads

Publicado

2024-05-31