Relevância da pesquisa como princípio educativo: uma análise à luz das contribuições de Pedro Demo

Autores

  • Silvane Friebel SEEDF/UnB

Palavras-chave:

Pesquisa, Princípio educativo, Aprendizagem significativa, Autonomia intelectual, Habilidades críticas, . Criatividade

Resumo

Qual é a relevância da pesquisa como princípio educativo? O objetivo deste artigo é apresentar reflexões sobre a pesquisa como fundamento educativo. Para isso, utiliza-se a metodologia qualitativa de revisão bibliográfica, baseada nas obras Pesquisa: Princípio Científico e Educativo", "Educar pela Pesquisa" e "Aprender como Autor", do autor Pedro Demo. A pesquisa como princípio educativo impulsiona uma aprendizagem transformadora ao fortalecer a autonomia intelectual dos estudantes. Nesse sentido, aprimora habilidades críticas e analíticas necessárias à formação cidadã. Estimula a curiosidade e a inventividade, integrando o conteúdo curricular à vida real. Apesar dos desafios impostos, como resistência institucional e falta de recursos, estratégias interdisciplinares e parcerias podem superá-los

Biografia do Autor

Silvane Friebel, SEEDF/UnB

Mestre em Direitos Humanos e Cidadania – CEAM, UnB, sob orientação do Prof.º Dr. Pedro Demo. Graduada em Pedagogia e Biologia. Professora da Educação Básica da Secretaria de Educação do Distrito Federal. Especialista em Educação a Distância. Contato: silvanefriebel@gmail.com

 

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Publicado

2024-11-08